segunda-feira, 23 de junho de 2008

As consequências para comerciantes ainda agora começaram! Podem contar com mais! Os pequenos comerciantes que o digam! Quantos mais encerrarão?





Os vendedores do mercado provisório do Barreiro começaram a sentir as consequências. Não serão só eles!

As vendas baixaram mais de 50%. Começou a Revolução da Cidade!

Devido às obras de requalificação da cidade do mercado 1º Maio, as consequências aí estão. As despesas dos comerciantes mantêm-se, há comerciantes que dizem fazer entre cinco a dez euros diários, o que segundo dizem "não dá para pagar as dívidas.

As condições em que vendem afastam os clientes e os vendedores que vivem exclusivamente do mercado não aguentarão. Mais ainda com o aumento das taxas, no mês em que tinham solicitado a suspensão destas, ainda se torna mais complicado.

Alguns moradores dizem já recorrer a terceiros, familiares, para fazer face às dívidas, acusam mesmo a Câmara de não dar a cara por eles, tiveram promessas que o espaço provisório seria climatizado, mas o que fazem é regar o insuflável ( isso é que é climatizar!).

Os Barreirenses não estranharão que, além do mercado, virão outras dificuldades para os pequenos comerciantes, a revitalização da Cidade(?), o forum Barreiro(?) farão o resto!

Os poucos espaços comerciais que ainda restam, à semelhança do que aconteceu com a passagem desnivelada na Av. Miguel Bombarda têm a sua "sentença prevista".

49 comentários:

Anónimo disse...

NOTICIA DO SEMANÁRIO "SOL"

Vendedores registam quebras superiores a 50 por cento no mercado provisório
Os vendedores do Mercado Provisório do Barreiro queixam-se que as vendas diminuíram mais de 50 por cento desde que se mudaram para a construção do novo Mercado 1º Maio e defendem que não aguentam até as obras estarem construídas

Os vendedores do Mercado Provisório do Barreiro queixam-se que as vendas diminuíram mais de 50 por cento desde que se mudaram para a construção do novo Mercado 1º Maio e defendem que não aguentam até as obras estarem construídas.

Devido às obras de requalificação do centro do Barreiro e de construção do novo Mercado 1º Maio, no mesmo espaço onde se situava o antigo, os vendedores tiveram que se deslocar para um espaço provisório que funciona mais longe do centro da cidade.

«No mercado vendia-se pouco mas aqui não tem comparação. Tenho dias que faço 5 e 10 euros e assim não vou aguentar estar aqui pois não chega para pagar as dívidas. Venho porque tenho material, mas vou passar a vir menos e já deixei material na Casa do Gaiato para não deitar fora», disse à Lusa a vendedora Teresa Ramos.

«Isto está muito fraco, vendemos muito menos e o aumento das taxas não veio ajudar nada. Já tive dias de fazer 20 euros e com calor aqui é complicado, as pessoas não se sentem bem e deixam de cá vir», acrescentou Sílvia Estaca, que também faz parte dos 108 concessionários que existem no local.

Os vendedores queixam-se de fraca procura por parte da população e garantem que muitos não aguentam até ao novo mercado estar concluído.

«As pessoas que vivem só aqui do mercado não vão aguentar e no mês que pedimos para suspender as taxas levamos com o aumento. Estamos esmorecidos, vendemos menos de metade do que no antigo mercado», disse o vendedor de peixe Joaquim Gonçalves.

O mercado provisório funciona dentro de um insuflável e as queixas com o calor que se sente no interior aumentam com o chegar do Verão, com os vendedores a defenderem também que as taxas deviam ser suspensas até passarem para o novo mercado.

«Lá em cima sobrevivia e aqui não consigo. Já tenho que recorrer a familiares para pagar as contas e é uma vergonha a Câmara não dar a cara. Eu tenho a escrita organizada e facturas e posso provar que vendo um quarto do que vendia no antigo local. Prometerem climatizar o pavilhão e o que vão fazer é regar o insuflável, de uma coisa para outra vai um grande bocado, devem querer fazer crescer erva», salientou Jorge Ramalho.

Pouco tempo depois de ter aberto, o mercado provisório foi afectado pelo mau tempo, que originou a queda do insuflável, o que na opinião dos vendedores ainda prejudicou mais a situação. «No princípio ainda vinham algumas pessoas ao mercado, mas desde que isto caiu as pessoas têm se afastado. Vendo menos de metade, as pessoas não vêem cá. Temos que aguentar e já existem pessoas com grandes dificuldades, que vão ter que deixar de vender», afirmou Maria dos Anjos.

O vereador da Câmara do Barreiro, João Soares, explicou que o problema das poucas vendas já vinha do anterior mercado e lembrou que esta localização, entre três opções, foi a defendida pela grande maioria dos vendedores depois de um inquérito e reuniões realizadas.

«O problema das vendas já vem do outro mercado. Os preços também não são muito baixos que puxem as pessoas ao mercado. Para estimular já temos carreiras do centro para o mercado provisório, de forma gratuita e de 15 em 15 minutos e até queremos lançar triagens de diabetes e tensão arterial para chamar as pessoas», disse em declarações à Lusa.

O autarca explicou que os vendedores devem ter uma postura diferente e defendeu a criação de campanhas que possam chamar a população, lembrando que a saída do antigo espaço era indispensável para avançar com a requalificação da zona e afirmando que o mercado provisório tem mais condições.

«Deviam criar campanhas de baixa de preços sobre um produto em todos os vendedores do mercado, para chamar as pessoas e estamos dispostos a divulgar isso, mas já ouvi respostas que preferem alimentar os porcos do que vender os produtos mais baratos. As pessoas vão onde é mais barato», afirmou.

Em relação às temperaturas elevadas no mercado provisório, como foi comprovado pela reportagem da Lusa, João Soares explicou que esse era um dos problemas do insuflável, mas que a empresa que o montou garantiu que vai resolver o problema.

«Sabíamos que esta era uma das condicionantes do insuflável mas a empresa que o instalou garantiu que resolvia esse problema. Temos insistido para quem tomassem providências, mas não paramos e através dos serviços da autarquia estamos a criar um sistema de rega no insuflável para reduzir os impactos e vamos colocar chaminés de respiração», salientou.

João Soares explicou ainda que as taxas fazem parte das obrigações e direitos entre as duas partes, anunciando que não será paga em Agosto para compensar os dias perdidos pela mudança e pela queda do insuflável, que vai levar também a uma indemnização aos vendedores.

«Dizem que as taxas estão caras, por uma bancada de 4 metros no peixe pagam 75 euros por mês. Se não o conseguem fazer alguma coisa está mal, o negócio não tem futuro. Não acredito que seja o valor das taxas que meta as pessoas mal», disse.

«Não é justo que alguém que faça do mercado a sua vida, usufrua do que vem dos impostos do cidadão normal e não pagar. Os outros mercados têm os mesmos problemas e pagam luz e água, estes vendedores não. Tem que se respeitar direitos e obrigações», concluiu.

Lusa/SOL

Zé Ferradura disse...

Caro "repórter recorte&cola disse",
Sugiro que além da agência Lusa (quem difunde) leia no jornal Público, é que o Barreiro tem destaque em mais do que um Jornal nacional por este motivo...!

Zé Ferradura

Anónimo disse...

Não percebo. Mas os senhores são a favor do progresso ou não? Como seria possível fazer obras se não deslocassem os comerciantes? Será que nalgum lado se fazem obras sem incomodar ninguém? porque razão não lutam pelo encerramento da passagem desnivelada? Agora até nem há comboios. Porque razão não falam daquela maravilhosa obra que a Refer está a fazer na estação? Para quanto tempo? Quanto custa? Será que é culpa da Camara? Já agora falem da maravilhosa obra que é o viaduto da Recosta, que qualquer pessoa com mais dificuldades de locoção tem dificuldades em passar. Já agora porque razão não falam daquela maravilhosa obra realizada na estação dos barcos que nem uma casa de banho fizeram para os homens dos táxis?

José Gil disse...

Quando não se tem uma estratégia...

É preciso é fazer. Como e em que condições não interessa.

Assim vai o Barreiro.

Anónimo disse...

É assim. São os políticos a gerir!

Será que eles sabem gerir sequer as suas casas?

Porque será que esta notícia ainda não vem no PRAVDA.

Porquê Sousa Pereira?

Explique lá à gente!

Anónimo disse...

Só com os lançamentos dos livros do Chefe Silva e os rastreios não se consegue garantir a atractividade necessária à sobrevivência dos comerciantes.

Assim:

Proponho a realização das reuniões da Câmara e das Assembleias nesse recinto.Obviamente sem direito à "climatização" referida na notícia pois "àgua a mais" já eles meteram em todo este processo.

Anónimo disse...

A Ana Camarra é que trata bem de vocês todos. Ela é que sabe. Vocês até tremem. Mas de certeza que censuram os textos dela.
Só àqueles que são do "PS" é que ninguém censura. Podem dizer mal e ofender toda a gente.

Anónimo disse...

Onde estão as ofensas?

Indique lá uma que seja .

Anónimo disse...

...quer dizer:

Indique, SE quiser.

Aqui, ninguém obriga ninguém a fazer o que quer que seja.

Eu, pessoalmente, gostava que indicasse porque talvez( caso tivesse sido eu o autor)se pudessem avançar mais certas discussões que tardam em ser feitas.

A citada senhora fará o que lhe dita a sua consciência e não me parece que tenha aqui sido "censurada" da forma que sugere.

Anónimo disse...

Claro que a conjuntura politico/económica do actual governo de acordo com os anónimos e não só, que aqui têm comentado e que não foram censurados, nada tem a ver com a quebra de vendas do mercado provisório.
É de facto culpa da CMB, pois os salários dos Portugueses estão muito mais elevados desde que o governo é PS, pelo menos é o que diz o INE, logo os Portugueses têm muito mais poder de compra e estão muito mais felizes, é o que dizem os Socialistas.
As manifestações de protesto, as paralisações nas pesca, nos camiões e por aí fora, são manobras do partido mais pequeno e moribundo deste País, o PCP, que se não morreu está quase morto, é por isso que mais de meio milhão de pessoas já se manifestou nas ruas contra o actual executivo PS e, que se prevê muitas mais ainda a manifestarem-se brevemente, claro que com mais paralisações, é de facto espantoso como o raio dos comunas conseguem de norte a sul do País mobilizar tanta gente, se está a morrer!
Ainda bem que temos um governo PS, que alternando com governos do PSD tão bem têm feito ao País e, tão evoluído que está este nosso Portugal, somos os primeiros na linha da frente em quase tudo o que é mau.
Os senhores de facto inspiram-me!
Deviam ter tomado mais óleo de fígado de Bacalhau, acho que faz bem ao cérebro e mal à arteriosclerose.

S

Zé Ferradura disse...

Caros leitores,

Apresento-vos alguns esclarecimentos para:

"Anónimo de 24 de Junho de 2008 9:24"

Somos a favor do progresso, ma para tal, não se devem colocar a "carroça à frente dos bois" stas condições que os vendedores têm não são aceitáveis!

Quanto às sua sugestões para falarmos de outros assuntos, a seu tempo o faremos.

Obrigado pelo seu contributo.

Caro leitor de "24 de Junho de 2008 14:31",

A caríssima Ana Camarra, que tem sido uma assídua leitora do Fábrica dos Sal, não tem sido censurada, ela mesmo o pode confirmar. Nenhum, mas nenhum texto mesmo, aqui foi censurado, não fale daquilo que não sabe caro leitor!

Quanto às ofensas de que fala, nem uma aqui consta neste espaço! Indique uma que tenha sido publicada!Pois...perdeu uma oportunidade...

Caro leitor "anónimo de 24 de Junho de 2008 16:37",

Quando refere no seu comentário que:

"...As manifestações de protesto, as paralisações nas pesca, nos camiões e por aí fora, são manobras do partido mais pequeno e moribundo deste País, o PCP, que se não morreu está quase morto, é por isso que mais de meio milhão de pessoas já se manifestou nas ruas contra o actual executivo PS e, que se prevê muitas mais ainda a manifestarem-se brevemente..."

faço apenas o seguite comentário, então as manifestações foram convocadas pelo PCP ou pela CGTP?

Será que a CGTP é manipulada pelo PCP...!Ah pois é, ah pois é!

José Gil disse...

Ora ai está um comentário porreiro, o feito pelo "S". Sim senhor...

Só me resta uma perguntinha... e de onde vem esse dinheiro todo para dar aos portugueses? Dos impostos? Da Europa? Dos bancos? Ou da árvore das patacas que o PCP parece ter plantada no Quintal da Soeiro Gomes?

Falar é fácil. Agora propor medidas é que é mais complicado.

Dizer que se controlam os preços dos bens essenciais por decreto é sempre popular, mas depois isso tem custos elevados e o dinheiro para pagar não aparece. Controlar o preço dos combustíveis? é para já. Mas depois damos mais lucros à GALP. Sim porque se não os damos directamente, dá o estado por nós.

No meu blog o sr. "S" aconselhou um barreirense a sair do Barreiro, por ter uma opinião contrária à dele. Agora se calhar chegou a sua vez de tentar a sorte num sítio mais do seu agrado fora de Portugal, sei lá... Talvez para Cuba ou para a China, onde todos os trabalhadores são respeitados, ganham fortunas e são livres para exprimirem as suas opiniões nos blogues.

Ou até talvez para a Coreia do Norte, que o Bernardino definiu como um Paraíso.

Escolho estes destinos de emigração porque me parece que os regimes estão mais de acordo com a sua opinião. Talvez aí possa ser feliz e deixar de ter problemas.

Não lhe aconselho a Europa ou mesmo os Estado Unido, pois seriam destinos demasiado neo-liberais, pelo que se sentiria incomodado e teria de voltar a partir em pouco tempo.

Zé Ferradura uma coisa é certa as condições da nova praça estão a afectar o funcionamento da mesma e os lucros dos vendedores. Sim também as condições económicas contribuem para esta redução das vendas, mas essas só mesmo o PCP tem forma de contornar, utilizando a sua formula mágica. O resto dos países resigna-se a tomar medidas de contenção, para ver se ameniza as perdas.

E já agora Zé. A nova praça respeita as condições de Higiene e Segurança Alimentar, impostas pela lei, quer portuguesa quer europeia?
Esperemos que a ASAE não feche a praça...

Com os cumprimentos do costume e saudações democráticas.

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura

Não vou comentar o post porque sinceramente de momento não tenho tempo.
Quero só esclarecer:
1-Não tenho nada a ver com esse anónimo que me põe ao barulho sem eu lhe ter encomendado nenhum sermão e sem saber quem ele é.
2-Quando quero comentar qualquer coisa em qualquer blogue faço-o
3-Na Fábrica do Sal nunca fui censurada, da mesma maneira que não censuro ninguém no meu blogue como se pode confirmar, nem os que me insultam, nem um anónimo que me pergunta se eu era lesbica que andava á procura de amigas.
Não gosto de censura.
Gosto de debate e troca de opiniões, com respeito pelas posições e pelas diferenças de cada um.
Não gosto de insultos e de achincalho, quando não gosto de um blogue faço como quando vejo um cagalhoto desvio e mudo de rumo, não volto lá mais.

Peço desculpa pelo tamanho do comentário

E ao anónimo só lhe peço que me tire-me lá do barulho que eu tenho dedinhos para teclar as minhas opiniões.

Boa Tarde

Zé Ferradura disse...

Ana Camarra,

Em primeiro lugar agradeço que tenha reduzido à sua insignificância tal comentador.

Em segundo lugar o seu testemunho serve para reforçar o dinamismo deste blog, que preza pela transparência e democracia dos intervenientes,sem censurar e logo deixando este tipo de comentadores sem qualquer crédito!


Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

José Gil, José Gil!

O meu caro é muito novo e é natural que misture alhos com bugalhos, sabe!
Não me apetece estar a discutir com quem se esforça por ser cego ou pior, mas digo-lhe que o dinheiro que entra neste país, supostamente para o bem de todos, foi parar às mãos de alguns apenas, como o anterior secretário geral da UGT, afecto ao PARTIDO SOCIALISTA e, que nessa condição continua para dar um ar de democracia à coisa, só que a mesma é planeada em regime carnavalesco pelo PS.

Quanto à afirmação, claro que nada tendenciosa do caro Zé Ferradura, sobre se o PCP "manipula" a CGTP, o caro Zé está a retratar a relação UGT/PS sem dúvida, mas digo-lhe sem pudor que na CGTP se encontram sindicalizados se não todos, quase todos os militantes do PCP, apenas a palavra "manipular" não foi bem empregue, é que não se devem colar expressões e actos tipicamente Socialistas aos outros.

Para finalizar, caro Gil, não voltei a comentar no seu blogue como prometi, mas não precisa ficar escamado, mas apenas lhe digo isto, o Governo, seja PS ou PSD, cobra cerca de 60% de impostos sobre os combustíveis fósseis, é o maior imposto do género na UE e eventualmente no mundo. Sabe quanto custa 1 litro de gasolina 95 no Ghana em África?!... 0,10 €
O Ghana não é produtor de petróleo e compra à Texas Oil, então se os aumentos são globais, como se explica um PVP destes?!... Seguramente muitos países de África estariam paralisados sem hipóteses, com os rendimentos per capita desses países.
O Gil não quer, tal como muitos, admitir os lucros fabulosos das petrolíferas e a conivência por interesses meramente pessoais que movem e, agora limito-me a Portugal, os governantes deste País, o caro Gil, mas não só, defende o que não tem defesa.

Ainda e sobre o Estado, que somos todos nós, ou pelo menos deveríamos ser!
Cuba, China, Coreia do Norte, o que sabe o Gil destes países?!... Acaso já lá foi?!... Falar é fácil, quando falamos pela boca e com ideias de outros, sem conhecimento da realidade, pois olhe que eu já lá fui, assim como a muitos outros sítios, que o Gil nem ouviu falar, só ainda não estive em Guantanamo, nem nos novos navios dos EUA, aqueles que em águas internacionais fazem uso de uma democracia mais ao seu estilo.

Não pretendo emigrar, fico e luto mesmo aqui, aliás como sempre fiz, se for preciso e quando for preciso

Desculpe Sr. Zé Ferradura pelo extenso comentário, tal como ao Gil, prometo não voltar a abusar em caracteres nos blogues alheios.

S

Zé Ferradura disse...

Caro "S",

Podemos um dia fazer um post sobre a questão do PCP/CGTP e garanto-lhe que ficará bastante surpreendido!Se não fosse o Carvalho da Silva a CGTP estaria esfrangalhada e olhe que o homem tem dividido bastante e feito alguns arrepiar caminho no seio do partido, apesar de ser militante do PCP.Mas deixemos esta questão para outra oportunidade.

Mas, é bem mais interessante, neste momento, discutir sobre a questão do mercado provisório que é da responsabilidade de quem ? Da CMB!

Zé Ferradura

Ana Camarra disse...

Agora vou comentar o post.
Perfeito, perfeito, dizem só a Super Bock, eu cá não sei porque não gosto de cerveja.
Mas agora a sério é assim:
O novo Mercado faz falta, o velho estava extremamente degradado e com problemas estruturais que segundo sei poderia continuar-se a gastar dinheiro a rodos que nunca ficaria nada de jeito.
O que estava previsto com a construção do Fórum Barreiro (com o Executivo Camarário anterior) era a cedência ou a doação ou a contrapartida (chamem o que quiserem) de um espaço com não sei quantos metros quadrados para Mercado (e que só podia ser usado para Mercado), dentro do Centro Comercial e em paredes nuas.
Ou seja todo o equipamento, bancadas, rede de água, rede de frio, WC’s, etc, tinha que ser colocado pela CMB, que não tinha dinheiro para tal.
O que a CMB negociou foi a construção do novo Mercado, prescindido do tal espaço no centro Comercial, o arranjo de toda aquela zona e a construção do estacionamento em silo.
Tudo isto é público.
Será o melhor para o Barreiro?
Não tenho bola de cristal nem faço futurismo, mas penso que no global é uma boa solução. Ficam criados dois pólos comerciais novos no Centro do Barreiro, é requalificada uma área importante, é construído um estacionamento que tanta falta faz.
Problema: a deslocalização temporária do mercado.
Foram ouvidos os vendedores e isso digo-o com toda a certeza porque conheço muitos.
Dos poucos lugares disponíveis no centro do Barreiro, este foi o mais consensual.
Eu nem nem consigo ver um espaço alternativo na Freguesia do Barreiro para o mercado temporariamente, fosse insuflavel, de zinco, tenda (como foi em Stº André), pre fabricado ou outra coisa qualquer.
O insuflável é uma solução com diferentes problemas, não duvido, mas eu que costumo lá ir ás compras e sempre aos mesmos vendedores, comentei com eles e confirmaram-me que tinham, em certos aspectos, melhores condições do que no mercado anterior.
Vou dizer que é tudo maravilhas, não.
Mas também conheço vendedores do mercado 25 de Abril (Nicola), do Mercado de Santo André, donos de pequenas mercearias, peixarias, talhos, minimercados e frutarias em diversos pontos no Barreiro e todos dizem o mesmo: ISTO ESTÁ MUITO MAU.
Por ISTO entenda-se:
O desemprego
A Inflação
A falta de poder de compra.
O que verifica é simples:
As pessoas compram em supermercados, invariavelmente (no caso da fruta por exemplo) com menos qualidade, mas mais barato e com outra faceta - PAGAM COM CARTÃO DE CRÉDITO!
Também vão ás duas frutarias que abriram recentemente na Rua Miguel Bombarda que tem de facto preços mais baixos.
Quando assim não é ou os que isso não podem fazer voltam ao rol da pequena loja de Bairro que já começa a chiar com a situação, aos Lidl, Plus e Minipreço, que ainda assim fazem alguma diferença e ao mercado de Levante e feiras em geral.
Não sou eu que o digo é o Instituto de Defesa do Consumidor e órgãos de comunicação nacional.

Pronto Zé Ferradura, esta é a MINHA opinião sobre o assunto.

Ana

(Desculpe lá o tamanho que eu começo a escrever e embalo)

Anónimo disse...

A vida está má? Não é esta a indicação que o "PS" nos dá!!!! Eu acho que isto nunca esteve tão bom!!!!

Já agora: ouviram as declarações do Jaime da Agricultuta. Fabuloso ele tem toda a razão!!!!

Anónimo disse...

Realmente, como diz a Ana, o que relata é público.

Mas, há muita coisa sobre este "processo" que não é.E devia ser.

Acerca da situação financeira da CMB, falou-se de relatórios do IGAT, das Finanças, do Tribunal de Contas , de auditorias, etc.

Mas nada foi divulgado aos Barreirenses, que ficam assim totalmente dependentes do que é dito pelos políticos, nos jornais, para formarem a sua opinião.

Ora, sabendo que uma grande percentagem de Barreirenses tem formação superior ( facto que só é destacado quando interessa...)não lhes seria difícil entender o que realmente "dizem" esses relatórios e auditorias.

Do mesmo modo, não teriam qualquer dúvida em compreender o que está realmente em causa se tivessem acesso( ALIÁS PROMETIDO E LEGALMENTE CONSAGRADO) às deliberações camarárias.

E o que é que acontece?

Não são publicadas, sendo publicadas ( e apenas desde Janeiro de 2008) em seu lugar as actas das reuniões que são relatos das discussões travadas entre os eleitos sobre os assuntos sobre os quais deliberaram.

Portanto, são conhecidas ( algumas )discussões mas completamente omitidos os assuntos que as determinam.

A quem interessa este estado de desinformação e de verdades parciais?

A quem falta coragem para discutir abertamente com o Povo os assuntos que são do seu interesse.

Que são TODOS aqueles que passam pelos lugares onde se exerce o Poder.


A continuar assim ( como prevejo que continue) só nos resta realmente escolher o próximo Presidente...pela cor do trapo que traz ao pescoço...

Anónimo disse...

“A intoxicação provocada pelo poder tolda o julgamento dos decisores"

David Owen


http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF&contentid=61DD7736-49D7-44A8-9E4E-FC82C918FFB7

Ana Camarra disse...

Ao anónimo das 11.15

O julgamento nas urnas é e será soberano enquanto formos uma especie de democracia.
Quanto á quantidade de Barreirenses com estudos superiores capazes de entenderem tais relatórios, já o escrevi neste blogue e torno a escrever: conheço analfabetos cultos e doutores que são umas bestas. Instrução não é educação, nem bom senso, nem tão pouco honestidade intelectual.
Mas existem no Barreiro grandes craneos, sim e senhor e muito capazes, que por vezes também se escudam na atitude critica e não se chegam á frente para FAZER.
Tenho orgulho em muitos Barreirenses que atingiram grandes feitos académicos e intlectuais e espero que seja uma tendência a continuar. Acredito nisso.

Quanto a serem publicos ou não os relatórios, eu assisti a várias Assembleias Municipais, assisti a uma em perticular onde veio á discussão a auditoria feita ao mandato anterior.
Para mim o que o Presidente da CMB apresentou foi clarinho com a água da nascente.
O que não foi tão claro foram as explicações algo tibuteantes do então Vereador Emidio Xavier, pessoa que no ponto de vista pessoal e trato humano só tenho a dizer bem, mas que se escusou de forma cobarde a explicações, apesar da mesa da Assembleia lhe ter dado tempo como Vereador para falar e se isso não bastasse várias bancadas dispensaram do seu tempo para lhe ceder de modo a poder explicar certas questões.
Não o quis faver, pretendia uma especie de tempo ilimitado, retirou-se e não explicou.
Podia concerteza promover uma conferencia de imprensa para explicar, por exemplo, mas também não o fez.
Enfim, já não é Vereador, desistiu e assumiu uma nomeação noutro local.

Pescador disse...

Caro S

No Ghana não se cobram impostos.

E são poucos os que compram gasolina proque são poucos os que têm carro.

Não compare o cú com as calças.

E já agora, sabe qualq é fortuna do Fidel? E dos outros ditadores "democratas" comunistas?

Ganharam-na a trabalhar?

Gostei da receita do Jerónimo para a crise: aumetar os salários, aumentar as pensões, diminuir os juros, diminuir os impostos e e sem número mais de disparates.

Diga-me lá: quem é que paga isto?

Ainda bem que p PCP nunca será poder! Chiça!!! Eu emigrava logo. No mesmo dia estava ali na fronteira. ode crer!

Anónimo disse...

Sendo sobejamente conhecida a “capacidade de mobilização dos trabalhadores e democratas em geral” afectos ao PC, é curioso que, no seu bastião intelectual, ninguém se mobilize para reclamar da Câmara a redução do IRS, do IMI e das taxas municipais.

Anónimo disse...

...dizia eu que, é tal a clubite e o hooliganismo que sempre que entrei numa acabei por dar o tempo como irremediavelmente perdido

Anónimo disse...

Ana,

Muitos não se chegam à frente para FAZER porque há quem esteja ainda "mais à frente" e...não deixe.

Quando aos munícipes ( os verdadeiros interessados na questão )que não puderam ou não quiseram estar presentes nessa reunião, têm ou não o direito de conhecer tais relatórios "em bruto" sem "pré-mastigação" mediática e/ou política?

Nessas reuniões é tal a clubite e o hooliganismo que sempre que entrei numa acabei por dar o tempo como irremediavelmente perdido.


------''-----------

Zé ,

Parece que os meus comentários lhe chegam aos "soluços".

Algures no caminho deve estar alguma "fralda molhada"...

Vou ver.

Anónimo disse...

Ó Pescador ias para onde? Será que alguém te queria? Ias pescar o quê?

Anónimo disse...

Senhor Pescador:
O país está tão bom, e ainda vai estar melhor e a isso se deve as grandes governações que temos tido. Podem os grandes democratas deste país, a começar pelo pescador, orgulharem-se. Durante estes 30 anos de governos COMUNISTAS o país está preparado para o futuro e sem o temer.
Há partidos que dizem sempre o mesmo há 30 anos mas sabe uma coisa? As palavras mantêm-se actuais.

Anónimo disse...

Destes 42 quantos "são" da CDU( ou de outros que façam as mesmas exigências )?


http://dn.sapo.pt/2008/02/12/cidades/municipios_mais_pobres_abdicam_perce.html

José Gil disse...

Caro "S". O carissimo deixou de postar no meu blog porque quis e não porque eu tenha corrido consigo.

O que eu sempre lhe pergunto é o que propõe... E como orçamenta as suas propostas. Sim isso é que é importante nós sabermos.

O imposto sobre os combustíveis é elevado em Portugal. Tem razão. Poderia ser mais baixo? Não sei. Pelos vistos o senhor diz que já visitou muitos países no mundo e que eu me guio pelas palavras dos outros. Nesses países que visitou, por acaso reparou que existia uma crise energética? E o que esses governos fizeram? Baixaram os seus impostos? É isso que vai melhorar a vida dos portugueses? baixar-se os impostos ao consumo de combustíveis e depois ter de aumentar o IVA ou o IRS e até mesmo o IRC para contrabalançar? É isso que é justo?

Relativamente às centrais sindicais. Será o Carvalho da Silva membro do Comité Central do PCP? ou eu sonhei? É que o Secretário Geral da UGT ser do PS é mau e criticável, mas o Carvalho da Silva ser do PCP é perfeitamente normal e até bem visto.

Relativamente ao Barreiro e à situação da Praça, numa coisa estamos todos de acordo. A situação está má. O que nos separa é o porquê. Será esta a melhor opção? Haveria alternativas? Isso sim é que precisamos de saber. Se esta era a solução mais viável. Se não, a CMB sujeita-se a todo o tipo de críticas às suas opções.

A Ana tem razão, quando diz que a situação conjuntural não é nada favorável. Para que as pessoas façam compras nas praças e noutras lojas, elas precisam de ter dinheiro. Para terem dinheiro precisam de ter trabalho. Para terem trabalho precisa de haver empresas que tenham vagas. Para que haja um maior número de vagas a abrir, tem de haver mais serviço. Se não houver mais serviço, como se aumenta o número de empregados? Por decreto? Por acaso já repararam qual foi o número de empresas que fechou portas desde que a crise começou?

As empresas em Portugal, estão como os comerciantes do Mercado do Barreiro, nas lonas. Mas com isso ninguém se preocupa, pois é só dizer que se querem mais aumentos e menos impostos e já está. A situação melhora logo.

A grande maioria das empresas em Portugal são micro, pequenas e médias empresas que não apresentam os lucros dos bancos ou da EDP...

Sem empresas não há trabalho. E sem trabalho não há trabalhadores.

Zé Ferradura agora sou eu que peço desculpa pelo espaço que ocupei no seu blog. Mas não deixarei de vir aqui a este blog e deixar o meu comentário sempre que achar que o devo fazer.

Com os cumprimentos de sempre

Anónimo disse...

Em especial curta e grossa ao PESCADOR:

Meu caro não dê mais mostras de ignorância total, o que sabe sobre o Ghana?!... Acaso andou lá à pesca?

Pois no Ghana pagam-se impostos e muitos, aliás como é apanágio de África, daí a economia oficial ser tão fraca, que é ridículo, mas os impostos estão lá e bem pesados, quase metade dos ganhos oficiais são para impostos.
Claro que existe uma economia paralela fortíssima apoiada num riquíssimo mercado negro, onde até órgãos humanos encontra.
Não têm carros?!... Santa ignorância em absoluto!
No Ghana é raro o indivíduo que não tenha um chasso de origem americana, ou de origem europeia, claro, quase todos resultantes do contrabando e tráfico ilegal, mas com a riqueza da economia paralela, tudo se torna possível e legalizado num ápice.

PESCADOR, ABSTENHA-SE DE FAZER TRISTES FIGURAS COM AFIRMAÇÕES RIDÍCULAS!

S

Anónimo disse...

Ser do PS e ser Sectretario geral da Ugt, não faz mal. Ser do PC e ser secretário-geral da CGTP não faz.
O que faz, realmente, mal é ser TRAIDOR e os grandes exemplos têm vindo da FESAP (Nobre - PS)SQT (Picanço - PSD).

Anónimo disse...

Caro Gil
responder-lhe-ei no seu blogue assim que tiver tempo.

Obg

S

Zé Ferradura disse...

Caros leitores e comentadores,

Peço-vos que tenham bom senso nos comentários, defendam os vossos pontos de vista mas com bom senso e respeito por todos.

O interessante é comentar os posts publicados mara o enriquecimento da discussão.

........".........

Respondendo ao comentador anónimo de 25 de Junho de 2008 14:39:

Não publicamos aos "soluços" mas à medida da disponibilidade que temos, esperamos que compreenda.

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Não era isso que eu queria dizer.

Quando comentei, fi-lo directamente na caixa dos comentários e pareceu-me ter enviado uma parte do texto.
Como a caixa, de repente, ficou vazia, pensei que tinha seguido a 1.ª parte e mandei apenas a 2.ª parte do comentário.
Sabendo agora que não a recebeu começo a pensar em rifar o PC ( o meu )

Pescador disse...

Caro S

Não o conheço, portanto não me permito fazer julgamentos de valor a seu respeito.

Tenho "pescado" por muito lado e acredite que muito tenho aprendido.

Sabe, para aprender é preciso ter a humildade de o querer fazer. E eu tenho-me esforçado para isso nos meus mais de 50 anos de vida.

De qualquer modo, não é porque o senhor me apelida de ignorante, ridículo e outros epítetos de baixa qualidade que eu os passarei a ostentar. Portanto, por aqui, tudo bem!

Já o Sr., homem culto, viajado e, pelos vistos, altamente formado, parece ter um gravador, uma cassete duas teclas: "Play" e "Stop". Penso que me entende.

Quanto ao resto da sua pobre e programática argumentação, o José Gil, de "novo" e "cego já lhe respondeu aos seus disparates.

Continue com os seus delírios se quiser. Se lhe faz bem ao ego! Tudo bem!


Cara Ana.

Espere para ver como é que o Contabilista CHC vai explicar as dívidas aos fornecedores e a sua conversão de dívida de curto prazo para dívidas de médio e longo prazo.

É que, a determinada altura, estará outra vez a gerar dívida de curto prazo passando, então, a ter, não só as de um tipo, mas as dos dois tipos.

Não irei aqui explicar as consequências em termos económicos e financeiros da situação. Qualquer economista, contabilista ou afim sabe bem o que isto significa em termos de equilíbrio financeiro da autarquia. De qualquer forma, em termos simples, é assim com a gente lá em casa pedir um empréstimo a cinco ou dez anos para pagar uns quantos a seis meses ou um ano e depois ir ficando a dever a prestação da casa a água, o telefone etc. porque “comprometemos” o nosso rendimento futuro (a cinco ou dez anos) para pagar o empréstimo que contraímos. Claro que poderemos sempre pensar que, a cinco ou dez anos, aumentaremos o nosso rendimento de tal forma a podermos suportar esse diferimento (e acréscimo) de despesa. Mas será prudente?

No caso concreto da Autarquia, alguém demonstrou isso? Não a única coisa que o Sr. CH disse foi que fez isso na convicção de que conquistará a Câmara em 2009.

Ou seja, o que está na mente do Sr. CH é que só haverá problema se a CDU perder as próximas eleições. Não é verdade?

O que me ocorre desde logo é o seguinte: então e se a CDU ganhara a Câmara, o problema deixará de existir?

Já agora alguém que me responda a isto!

Mal vai uma autarquia que nem consegue gerar as receitas suficientes para assegurar o essencial para uma qualidade de vida mínima aos seus munícipes. Isso é que é!

E olhe que isto não é um problema nem de há três nem de há sete anos. É um problema que vem de tempos muito mais distantes e com raízes bem mais profundas. Desde logo o "fundamentalismo" dos nossos autarcas que ao longo de décadas preferiram ignorar as mudanças e se recusaram, por razões meramente ideológicas e partidárias, a encetar novos paradigmas de desenvolvimento para o Barreiro. Supostamente isso poria a sua hegemonia em causa. Enfim, uma autêntica política de terra queimada: “quanto pior, melhor!”

O resultado está à vista: um concelho paupérrimo, progressivamente esvaziado dos mais jovens e dos mais qualificados. Uma terra onde tudo falta, desde os equipamentos sociais, até aos equipamentos desportivos. Uma cidade feia, degradada, suja,... uma terra onde nada convida a viver.

Os sensos e os estudos não mentem!

Fiquem bem!

Ana Camarra disse...

Ao Pescador

Não tenho tempo agora para mais: mas penso que queria dizer os Censos, não?

Quanto ao resto pode ser que para semana tenha uma aberta, de qualquer das formas também não sou economista ou contabilista.
Sou uma Barreirense, empenhada, que luto e lutarei sempre para o melhor para a minha terra, que lhe digo desde já que adoro.
E apesar de todos os defeitos, não acho assim tão má,prova disso é quem vem cá parar fica. Será masoquismo?
De qualquer das formas sou um pouco mais jovem que você e talvez tenha ainda um depósito maior de esperança no futuro.
Para mim (registe-se opinião pessoal) ou Barreiro FOI, È e SERÁ concerteza uma grande terra, com um espirito muito próprio, com uma "produção" de grandes vultos Portugueses.

Zé Ferradura desculpe lá outra vez, mas já vi que foi ao meu estaminé e deve ter percebido que estou assim um bocado chateada.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ana

Ontem fui ao seu estaminé pela primeira vez e fiquei chocado com o que vi.
Acho que não consigo lá voltar.
Eu que pensava estar a enfrentar as maiores dificuldades do Mundo...
Acredite que me esforço para não ser preconceituoso.
E sei que nem sempre me esforço com força suficiente.
Desejo que tudo lhe corra como deseja e que possa continuar a discordar de si por muito tempo.

joão

Anónimo disse...

( A minha “cruzada” não tem destinatários políticos pré-definidos.
Acho, apenas, que quem age localmente do mesmo modo que estes dois (http://www.asjp.eu/images/stories/noticias/03_24.06.2008.pdf ) agem “nacionalmente” merece o mesmo respeito que lhes tenho: nenhum!
Sobretudo se fôr alguém que se julge o “sumo-sacerdote” da “consequência". )

Ana Camarra disse...

ò Sr. João

Ficou chocado porquê?
Não quer voltar, não volte, isto não é nenhum concurso.
Mas o meu blogue não pornográfico, preconceituoso, não apela á violência, não apela á pedofilia, não vende curas milagrosas,não sou uma "mulher de mau porte", mas pronto, não vá lá, que eu não quero lá ninguém contrariado.
A vida já nos contraria que chegue.

Anónimo disse...

Exactamente pelo que diz na sua última frase.

Cumprimentos

José Gil disse...

Ok o Sec da UGT é um traidor. E o Sec. Geral da CGTP é um anjo salvador.

A minha única dúvida é porque é que as ideias da CGTP, que são excelentes, não são idênticas às das Centrais Sindicais Europeias, essas traidoras da classe trabalhadora, que só não seguem a CGTP porque são más.

Só mais uma perguntinha... Como é possível sermos o País, da Europa a 27, com menor capacidade de produção? Sabem que consequências isto tem? Sabem? É porque é muito fácil reclamar e depois quando se fazem contas dizer que não somos economistas ou financeiros.

É como em nossa casa. Se o vencimento que auferimos mensalmente não chegar para as despesas o que fazemos? Ou cortamos na despesa ou recorremos ao crédito. Se recorrermos ao crédito, agravamos a despesa. E nesta situação aumentamos a mesada do nosso filho? ou dizemos-lhe que tem de se aguentar com o que tem, porque o dinheiro não cresce nas árvores e nós não queremos aumentar a despesa interna?

Se a coisa se agravar muito, teremos de pagar primeiro as despesas fundamentais e deixar para depois as que são secundárias. talvez até retirar a mesada ao filho, porque precisamos de pagar a luz ou a água.

Se sabem outra maneira digam...

Caro Zé eu sei que mais uma vez fugi ao assunto da praça, mas parece-me que a questão da crise económica acaba por ter um papel fundamental na história da Praça.

Saudações democráticas

Pescador disse...

Cara Ana,

Obrigado pela oportuna correcção. Queria, de facto dizer censos! (já agora, com “c” e não com “C”)

À falta de melhor!...

Admiro o seu “AMOR” ao Barreiro.

Mas, com diz o povo: "Olhos que não vêem, coração que não sente".

Eu acho que a Senhora não vê! Ou não que ver!...

Pode ser que um deixe de gostar. Quiçá? Lá para depois de Outubro/09.

Mudando de coordenadas.

Alertado pelo comentário sobre o seu blog, decidi ir lá dar uma olhada.

Definitivamente, concordo com o João!

Fique bem!

Zé Ferradura disse...

Caros leitores,

O Fábrica do Sal congratula-se com o diálogo existente entre os leitores/comentadores, afirmamos que preservamos com agrado as vossas visitas. Mas,mais uma vez alertamos, que não podemos aceitar que existam diálogos de elevada divergência de opiniões que não se enquadrem nos posts em discussão.

O facto de poderem mesmo fazer algumas trocas de comentários nos blogs, dos quais alguns são autores, poderá concerteza ser um bom veículo de transmissão para as "conversas" que entendam.

Não quer isto dizer que não gostamos das vossas estadias, muito pelo contrário, até são gratuitas, até ver se não inventam legislação para tal!

Compreendam que, nunca aqui deixámos de publicar qualquer comentário, não censuramos, mas também temos de ser tolerantes ao ponto de nos reservarmos no direito de não publicação de comentários, que não abonem, ou não enriqueçam a discussão sobre os temas em análise, que maioritariamente dizem respeito ao Barreiro, logo aos Barreirenses.

Certos da vossa compreensão, não voltaremos a referir-nos a esta questão.

Contribuam com assuntos que possamos discutir sobre o "nosso" Barreiro. Os leitores que não o queiram fazer como comentário, poderão utilizar o nosso endereço de correio electrónico que se encontra disponível no nosso blog.

A todos os melhores cumprimentos

Fábrica Do Sal
Zé Ferradura

Ana Camarra disse...

Pescador

O que quer que lhe diga, digo o mesmo que disse ao João-não vá lá.
Não sou cega, tenho um bocadinho de miopia, mas uso lentes de contacto.
Não deixei de gostar do Barreiro no mandato anterior.

Anónimo disse...

Ò Zé Gil: De certeza que antes do 25 de Abril já ganhavas bem e d certeza que não era preciso trabalhares.
De certeza que também foste daqueles que se foram inscreveres no "PS" e passarem por democratas!!!!

Anónimo disse...

Caro Zé Ferradura
Por motivos que não interessa esclarecer, durante uns dias não visitei o seu Blogue. Ao faze-lo hoje, fiquei abismado, para não dizer um pouco desiludido. O blogue que me parecia um espaço de exposição de questões importantes para os Barreirenses e não só. Está a ser transformado num verdadeiro chat de brigas partidárias e pessoais, esquecendo o que é mais importante que é o dialogo construtivo e as sugestões é ideias úteis.
Reparei que procura pôr alguma ordem na casa, mas teve azar com alguns intervenientes que nem sequer sabem respeitar as ideias dos outros.
Assim, a alguns "anónimos" e outros atrevo-me a sugerir uma coisa: Encontrem-se, discutam, entendam-se ou desentemdam-se, conforme vos der mais jeito, mas quando fizerem comentários num blogue que procura apresentar questões de interesse geral e colher opiniões válidas sobre os assuntos, façam-no pensando nesse interesse geral e deixando, por minutos de olharem para o nózito que têm no meio do ventre.
O pessoal mais interessado em coisas sérias agradece.

Zé Ferradura disse...

Caro Vitor Faria,

Desde já, agradeço o comentário, e a forma desinibida com que fez o apelo aos comentadores que tiveram uma atitude um pouco deselegante.

O facto de ter permitido alguns comentários "menos abonatórios" para a discussão, prendeu-se com o facto do bom senso e paciência cá do Zé, que não censura, mas tem de moderar.

Após o ultimo apelo alguns já tiveram que ficar pelo caminho.

Bom fim de semana
Zé Ferradura

José Gil disse...

Desde já quero pedir desculpa pela forma "empolgada" de alguns dos meus comentários.

Ao Zé agradeço-lhe a paciência demonstrada e prometo que doravante só comentarei os assuntos postados, evitando desvios para outras matérias.

Um bom fim-de-semana.

Zé Ferradura disse...

Caro Gil,

Agradeço a compreensão, naturalmente que nos "empolgamos".

Um bom fim de semana,

Zé Ferradura