segunda-feira, 9 de junho de 2008

Barreiro - Estátua Alfredo da Silva - Perdemos o lugar, uma identidade, uma referência da Cidade Barreirense!




Os cidadãos do Barreiro têm identidade, tal como a sua Cidade! A mudança da estátua Alfredo da Silva além da alteração de uma identidade, é a perda de um lugar!

A Avenida com o seu nome também irá mudar?

Não podem os Barreirenses, deixar que o Barreiro seja uma Cidade moderna mas com desaparecimento de lugares que são referências e identidades de todos.

O facto da contrucção do novo mercado 1º Maio pode perfeitamente ter um enquadramento que previligie o lugar, mesmo os que não são Barreirenses identificam o Barreiro, não só pela estátua Alfredo da Silva, mas sem dúvida também pelo ponto de encontro!

Independentemente de se gostar ou não de Alfredo da Silva, não é o que está em causa, mas sim a referência de uma Cidade, é o centro da Cidade.

Por mais que um arquitecto seja de uma excelência inequívoca, e não é isso que está em causa, não se identifica com o lugar tal como um Barreirense!

A memória, os lugares e a história dos Barreirenses têm de ser preservados, e a estátua está ligada à praça onde se encontra e ao centro urbano da cidade.

28 comentários:

Anónimo disse...

Ò Reialdo: Lugar de identidade e referência Barreirense era o Campo D. Manuel de Melo e ele também foi abaixo. Tú não vez que o Barreiro ainda está a pagar e irá pagar durante muitos anos o grande "progresso" que o Alfredo da Silva troxu para o Barreiro.
Tonto

Anónimo disse...

Concordo que é um LUGAR do Barreiro. Um ponto de encontro, que fez que muitos dos meus amigos que não sáo do Barreiro, me dissessem que encontramo-nos junto da estátua. São estas identidades que não se podem perder. Não gosto de política mas sinto tristeza quando quem tem poder de decisão não pense que a história faz parte da vida das pessoas!

Anónimo disse...

Amigo Zé Ferradura

Um país pode perder, infelizmente, muita coisa. Como aliás, o nosso, está a perder de há já algum tempo para cá. Poder, influência, capacidade económica e produtiva, reconhecimento internacional, etc. etc.
Tudo isto são perdas, que podem ser esbanjadas por gerações menos competentes e recuperadas por outras mais capazes e com maior brio e espírito de conquista. Já foi assim e pode muito bem voltar a ser assim.
Mas há duas coisas que um país nunca pode perder, a sua identidade e a sua cultura.
E a identidade de um povo não está nas fotografias artísticas de uma qualquer revista de turismo. Nem nas identificações de nacionalidade escritas nos passaportes dos seus indígenas. Está nas pequenas coisas com que o seu povo se identifica e que reconhece como suas e em tudo o que regista e eterniza a sua História, independentemente da cor politica de cada um.
Um povo que não respeita os seus símbolos, as suas personalidades históricas a suas imagens de referência e os seus locais de cultura é um povo condenado à colonização.
Já fomos colonizadores, não queiramos agora ser colonizados.
Mas a verdade é que um povo que tem dirigentes que não respeitam a sua vontade e não a querem sequer ouvir, e nada fazem contra isso, também não merecerá outra coisa
Se os Barreirenses, não se unirem na defesa dos seus direitos e da preservação da sua identidade histórica e cultural é evidente que merecem bem que a Avª Alfredo da Silva se passe a chamar qualquer coisa que diga muito a toda a gente e nada aos Barreirenses e que a estátua passe para o local onde ninguém a quer a não ser quem afinal vai decidir onde fica.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ana Gomes da Silva - Capikua disse...

Apesar de já ter me ter pronunciado sobre esta matéria no meu blogue, naturalmente que reforço a opinião do amigo Zé Ferradura.

Dizia o Vereador Joaquim Matias que a estátua seria um obstáculo a uma praça moderna...

Digo eu que são os projectos que se adaptam às cidades e às suas referências e não o contrário.

Quando me sentar numa das futuras esplanadas não quero pensar que estou numa cidade qualquer, embora tenha uma predilecção especial por Barcelona.

Que haja bom senso!
Basta de argumentos idiotas que apenas atiram poeira para os olhos dos outros!!!

Anónimo disse...

ÓZé Ferradura:

Será que o comentário do Viriato não ofende a "integridade ética, moral, religiosa, racial de outros comentadores"?
Ou será que só são alguns?

Tonto

Zé Ferradura disse...

Caríssimo anónimo que assina "Tonto",

Pequena explicação:
RAÇA
conjunto de indivíduos que conservam, entre si, por hereditariedade, caracteres psicofísicos semelhantes;

ÉTICA
Julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.
Conjunto dos ascendentes e dos descendentes de uma família, de um povo.

MORAL
Conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;
conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas;parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo;conjunto das nossas faculdades psíquicas;que diz respeito à ética.

RELIGIÃO
Culto prestado à divindade;crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;fé;reverência às coisas sagradas;observância dos preceitos religiosos;doutrina, sistema religioso;ordem religiosa.

Assim, considerando que tem razão,no que respeita à ética e moral de um povo, eliminaremos de imediato o comentário!

Com os melhores cumprimentos
Zé Ferradura

Anónimo disse...

BARREIRENSES, GOSTAVA DE DIZER O SEGUINTE TAMBEM EU MARQUEI ENCONTROS NA ESTÁTUA E AGORA SE TIVER QUE VOLTAR A MARCAR ENCONTROS MARCO NO JARDIM CATARINA EUFÉMIA, OU JUNTO DA PRAÇA NOVA ONDE ANTES ESTAVA A ESTÁTUA POR AI NÃO VÃO LÁ QUE EU SAIBA A ESTATUA VAI SER REMOVIDA PARA SER COLOCADA JUNTO DA OBRA QUE ALFREDO DA SILVA FEZ A ZONA INDUSTRIAL OU OUTRO LOCAL QUE SEJA PONTO DE REFERÊNCIA PARA COM ALFREDO DA SILVA.
JÁ AGORA QUANDO OS AMERICANOS ATIRARAM A ESTÁTUA DO SADAM ABAIXO SERÁ QUE OS IRAQUIANOS DEIXARAM DE MARCAR ENCONTROS NO MESMO LOCAL? QUANDO ROUBARAM A CABEÇA DO PADRE JOSÉ FELICIANO DO LARGO ONDE FOI DE NOVO COLOCADA NÃO DEIXOU O LARGO DE SER CONHECIDO POR LARGO DA CABEÇA DO PADRE E POUCOS CONHECEM O LARGO POR PRACETA DE PORTUGAL.
NÃO ACHAM QUE ESTÃO A ARRANJAR UMA TEMPESTADE NUM COPO DE AGUA?
OU SERÁ QUE É DOR DE COTOVELO POR SER UMA ACÇÃO DESTE EXECUTIVO CAMARÁRIO?
OU SERÁ QUE EXISTE NO BARREIRO O PARTIDO DO ABAIXOBOTISMO?

Anónimo disse...

Não meu!...
É porque existe um partido que no Barreiro há muito andava com a estátua debaixo de olho.

O mesmo partido que mudou a Av. das Desobertas para Av. da Nacionalizações. Como se isso tivesse sido algo de que nos devêssemos orgulhar!

Anónimo disse...

02-Feb-2008

Para começar, o MBPMF considera terem sido deixados de fora “demasiados elementos arquitectónicos históricos”. Em seguida, refere que o plano da Câmara sofre de alguma “indefinição” quanto ao destino da estátua de Alfredo da Silva, bem como dos elementos de calçada portuguesa a ela adjacentes.
Este Movimento considera ainda que o novo edifício deveria ser revestido de painéis de azulejos narrando alguma da história do concelho, do primeiro parque infantil, situado em frente ao mercado, à detenção de alguns jovens barreirenses insurrectos por agentes da antiga PIDE. QUANTO À ESTÁTUA, SUGERE QUE SEJA INSERIDA NA ZONA DO MAUSOLÉU E DA CASA-MUSEU, E QUE NO PARQUE CATARINA EUFÉMIA SEJA CONSTRUÍDO UM NOVO MONUMENTO EM JEITO DE “MEMORIAL” DAS LUTAS CONTRA O FASCISMO DE 1943, 1962, 1965, 1971 E 1972.

http://www.margemsul.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=877&Itemid=88888895

Ana Camarra disse...

Sinceramente a mim não me incomoda que a estatua fique, mas também não me incomoda que vá para outro lado se assim for necessário.
Incomoda ver o centro do barreiro a morrer, isso sim.
Não acho a estatua bonita, não prezo muito a memória de Alfredo da Silva, mas também não sou da opinião de "apagar" essa memória.
Incomoda-me muito mais perder a identidade enquanto povo, país, com o retirar de autonomia ou melhor a entrega de autonomia que andamos a fazer a Bruxelas.
Ninguém tem nada a dizer sobre a paralização dos camionistas?
Ninguém tem nada a dizer as 65 horas de trabalho semanal?

Espero que as modificações no Centro do Barreiro sejam para o seu melhoramento. Como espero que o Cais da Colunas em Lisboa seja reposto, como gostava de ver os Jerónimos de frente para o Rio Tejo sem nada á frente e agora também já gosto do Centro Cultural de Belem.

Aproveito para lembrar que a Avenida Alfredo da Silva chamava-se Avenida da Bélgica, tinha um separador com arvores ao meio. Quando lhe mudaram o nome e colocaram a estatua aboliram um ringue de patinagem e um Parque Infantil. Tenho familiares que ainda falam nisso.
O Parque não se chamava Catarina Eufémia(obviamente)chamava Parque António de Oliveira Salazar.

Será que se devia ter mantido assim?

O Barreiro tem: Avenida Alfredo da Silva, Escola Alfredo da Silva, Bairro Alfredo da Silva,Bairro Novo da CUF, Colégio D. Manuel de Melo, Rª D. Manuel de melo, não esquecendo TODAS as ruas dentro da Quimiparque com nomes ligados á CUF.
A CUF e os seus diversos personagens vão ficar para sempre.

Eu cá ficava aflita era se os moinhos de Alburrica fossem retirados.

Peço desculpa pelo texto longo.
Obrigado.

Zé Ferradura disse...

Caríssima Ana Camarra,

Como se compreeede o que diz.
A estátua ser feia ou bonita, não será certamente por uma questão de beleza que nos manifestamos.

Será certamente pela identidade perdida em que se apagam as memórias e aqui somos nós Barreirense que temos uma palavra a dizer!

Em relação às duas questões sobre a greve dos camionistas é possível falarmos numa outra altura sobre isso, mas podemos opinar que estamos perante uma greve ilegal e um possível lock-out (proibido em Portugal).

Sobre as 65 horas, viu por acaso os países que se oporam ? Portugal não se opôs a uma proposta desta natureza, faz parte da política neo-liberal deste governo.

Bem sobre estas duas questões ficamos por aqui, até porque não se enquadram no post em referência.

Resta dizer que mudar o nome, seja de pontes, ruas, parques, o que seja, não respeita a história, pois podemos mudar nomes, mas não podemos apagar a história, por mais que não concordemos com ela.

Bem vinda à discussão esperamos que volte brevemente.

Cumprimentos
Zé Ferradura

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura:

Acho que as memórias não se apagam com obras, mas pronto. De qualquer das formas percebeu o meu ponto de vista.
Não falei em Greve mas sim em paralização, distingui. Para mim poderá ser legitima, se bem que ilegal. São coisas diferentes.
Dizer mal do Regime era ilegal antes do 25 de abril, mas era legitimo.
Um homem estar na praia de tronco nú era ilegal até uma decada atraz, porque ninguém tinha alterado uma lei de mil nove e troca o passo, enfim, uma discussão longa.
Quanto ás 65 horas semanais, vi sim senhor quem se opõe e quem está de acordo. Mas é MUITO preocupante, não acha? Eu acho.
Que peso terão os pequenos, como nós, para travar isto. Assusta.
Quanto a voltar é assim hoje calhou e foram duas visitas, se estiver muito tempo sem dizer nada não é por mais nada senão falta de tempo ou porque estou farta de computador.

Se me permite deixo aqui um recado:

Ó Tonto você é mesmo Tonto, não é?

Boa noite e até outro dia.

Anónimo disse...

Não é bonito hostilizar quem vem por bem, se defendem que os nomes são a manter, eu reafirmo que a ponte sobre o Tejo construída no tempo de Sua Excelencia o Dr. Salazar, tinha o nome deste e em detrimento da história, assassinaram uma memória da cultura de Portugal, ao mentirem sobre a origem da ponte ao lhe chamarem 25 de abril.
Não é bonito, nem vos fica bem hostilizarem quem como os senhores procura a destruíção do comunismo.
Um dia, bem mais perto do que julgam, podem arrepender-se.

Viriato

Anónimo disse...

Ò Ana Camarra:
de Cammarra não deves ter nada deves ter mais a ver com aqueles que "trabalhavam" na CUF e que a seguir a 25 de Abril foram a correr inscrever-se no "PS" do Barreiro.
Sabes uma coisa eu gosto muito de ser Tonto mas que pessoas como tú não façam de tonto!!!
Tonto

Ana Camarra disse...

Ó meu caro Tonto.
Deixe-me esclarecer umas coisitas e peço já desculpa ao dono blog, mas como você aparentemente não tem blog próprio a comunicação fica assim limitada.
1-Não tenho idade para ter trabalhado em lado nenhum antes do 25 de Abril. Sempre houve exploração infantil mas tanto também não.
2-Não fui eu que escolhi este nome para blogar, foi um amigo meu, bloguista que achou graça a textos que escrevi noutro contexto e que montou o blogue.
3-Politicamente aconselho que vá ao meu blogue e depressa fica a perceber que não tenho nada de militante do PS.
4-Sou Camarra com muito orgulho, filha, neta e bisneta de Camarros. Mas admito que qualquer pessoa que não nasceu cá no burgo e que ganhe amor por ele possa reinvindicar a cidadania honorária de Camarro.
5-Perguntei-lhe se era mesmo tonto porque sinceramente não o percebo, se calhar sou eu que sou estupida, mas enfim.
6-Tenho a minha opção politica em consciência, mas deixe que lhe diga que sempre tive, entre familia e amigos, pessoas de várias opções politicas (agora que falo nisto acho que não tenho ninguém do CDS/PP),falamos de tudo e acima de tudo ensinaram-me a respeitar opiniões, na base da boa educação e do respeito mutuo.
Espero que tenha ficado esclarecido.

Uma vez mais peço desculpa ao Zé Ferradura pelo uso abusivo do seu espaço.

Obrigado

Ana

Zé Ferradura disse...

O Zé Ferradura,
agradece que utilizem este espaço para comentar os post que dele fazem parte, até porque será mais construtivo para todos.

Na eventualidade de, os prezados comentadores, enveredarem por trocas de "galhardetes" e não de opiniões, respeitando-se mutuamente, o Fábrica do Sal vê-se na obrigação de cortar este tipo de linhas de diálogo.

Espero que compreendam e mantenham vivo o assunto que faz part deste post.

já agora, caríssima Camarra, divulgue também neste espaço qual o seu blog, teremos muito gosto em visitá-la, se assim o entender.

Cumpts
Zé Ferradura

José Gil disse...

Sobre a Estátua já falei no meu blogue. Não concordo com a sua remoção.

Sobre a paralisação dos camionistas acho ilegal e mesmo que cheguem a acordo com o governo, se o gasóleo aumentar outra vez o que fazem? Paralisam outra vez? Exigem mais benefícios? então e eu? também uso gasóleo... Também sofri com os aumentos e a mim ninguém me deu nada. Nem a mim nem ao resto dos portugueses, que vamos ter de pagar a factura dos camionistas. Sim porque se há alguém que vai pagar somos nós.

No que diz respeito às 65 horas de trabalho. Politica neo-liberal... Pergunto será que tem a perfeita noção do que é um neo-liberal? ou está a usar o termo porque passou a ser ofensivo chamar neo-liberal aos outros?

Eu continuo a tentar perceber onde se vai buscar o dinheiro... Mas talvez PCP e BE tenham encontrado a arvore das patacas...

Zé Ferradura, nesta ultima questão não concordo consigo. No entanto comento porque tenho-o como um verdadeiro democrata, aberto a ouvir opiniões contrárias. Quando fizer o seu post sobre o assunto, virei comentar de certeza.

Cumprimentos

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura:

Uma vez peço desculpa pelo uso abusivo que terminou.
o meu blogue http://www.anacamarra.blogspot.com/

Seja bem vindo quem vier por bem...

Anónimo disse...

Saberás ú Ana Camarra o que é um Camarro?

Zé Ferradura disse...

Caro José Gil,
Compreendo que o tema deste post se esteja a esgotar, brevemente se publicará um novo,no entanto penso que ainda existe matéria para se falar da questão.

Concordo com o que refere em relação à paralisação dos camioniistas, mas tenho opinião contrária se a paralisação tivesse sido realizada em conformidade.

Quanto à polítca das 65 horas e neoliberalismo! Atenção, foram políticas que ni inicio do século XX voltadas para a assistência do liberalismo clássico de um estado regulador e assistente, já a partir dos anos 70 a questão muda de figura passando a ser uma doutrina económica que defende os mercados liberais e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia deixando assim o estado à mercê dos sectores imprescindiveis num grau mínimo, passando a ser uma prática da globalização e consequentemente o fundamentalismo dos mercados livres. bem mais havia para dizer mas este espaço não é para ser massador mas empreendedor para os comentaristas.

No que respeita a ser democrata, aceito a sua opinião com agrado.

Cumprimentos
Zé Ferradura

Zé Ferradura disse...

Caríssima Ana Camarro,

O endereço do seu blog foi adicionado, concerteza irei visitá-la.

Cmpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

è verdade que a Avenida também vai mudar de nome e vai passar a chamar-se avenida Alvaro Cunhal?

Anónimo disse...

Sou barreirense convicta e defensora da minha terra. Será que os barreirenses já esqueceram que devem a Alfredo da Silva, o grande desenvolvimento que o Barreiro teve na década de 60 e 70? Há um grande nº. de barreirenses que infelizmente tem a memória curta.A maioria dos barreirenses agora se querem trabalhar, deslocam-se para Lisboa. O que tem a ver o Barreiro
com a Catarina Eufémea?

Zé Ferradura disse...

Caríssima anónimo(a) de 6 de Julho de 2008 19:58,

Confesso que tenho o mesmo sentimento, apenas o que tem registo de interesse para o partido do actual executivo se torna previligiado!

Cumpts e volte sempre
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Isto não é para aborrecer ninguém por isso se achar inconveniente não publique:

“Combate que vem de longe, tem 87 anos e muitas histórias, recordava-se. Na Bacia do Ave com o operariado têxtil desde o desenvolvimento da indústria na região; no 18 de Janeiro na Marinha Grande; durante 100 anos na CUF do Barreiro”

http://www.avante.pt/noticia.asp?id=25498&area=5

Se o Partido “só” tem 87 anos como é que “combateu” durante 100 anos na CUF do Barreiro?

Ai a Escola de Quadros, a Escola de quadros...

Zé Ferradura disse...

Meu caro,

Muito atento e perspicaz, sim senhor!

Que contradição!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

De todo. Descobri por acaso ao tentar encontrar no jornal online as declarações de Jerónimo Sousa sobre a "convergência" que ouvi na rádio.

Na mesma edição, a desta semana, pode ver alguma coisa sobre a questão da Convergência que comentei noutro post e que foi tema central da Festa em Braga. Na edição online só encontrei o Título na capa mas acho que na edição em papel deve haver mais qualquer coisa.

Cumprimentos( extensíveis a quem os queira receber )