sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cidade do Cinema outra vez! Será para campanha eleitoral ?

A cidade do cinema foi notícia bastante falada em 2005.

Foi acusado, pela CDU, o executivo Socialista quando falou neste projecto em 2006.
Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, na reunião (21/11/2006) que realizou na API-Agência Portuguesa de Investimento, pôde constatar que não existia qualquer contacto com aquela Agência, sobre o projecto Cidade do Cinema.

Salientou, que a “API não pode dar contributos para uma solução, enquanto o promotor não colocar uma proposta à API”. (…) salientou que reafirmou estas informações ao promotor.(…) sublinhou que todos os assuntos sobre a“cidade do Cinema” teriam que começar a ser tratados por escrito dado que –“ a Cidade do Cinema está a ganhar estatuto de arma de arremesso político "pelo que, neste contexto, considerou, ser necessário começar a tratar este“assunto com muito cuidado”.

No ano de 2005 o vereador Luis Pedro Cerqueira dizia: "...em 2007 a obra da cidade do cinema já estará a avançar...".

Apenas em Junho de 2007 teria dado entrada, na Agência Portuguesa de Investimento, a proposta da Cidade do Cinema pelos promotores ou investidores (?).

Todas estas questões deverão ser bem esclarecidas aos Barreirenses, qual o grupo de trabalho que existe para este projecto, para que não se esgotem no ridículo por falta de coerência.

Pois, não nos podemos esquecer que estão em causa credibilidades dos dois partidos, PCP e PS na condução dos destinos da nossa Cidade.

Em 2007, as forças afectas ao PCP deixaram comentários como: "Mais um delirio do ponto verde, o trabalho do PS foi tão bom nestes quatro anos, que perdeu a Câmara para a CDU...".
" ... afinal já não era uma ideia de "atrasados mentais" , só que afinal era uma mera "promessa eleitoral"...de uma maioria que acabou por não ser eleita...que afinal, os tais delirios mentais... tinham agora novo dono, agora deviam sim ser tomadas a sério ...".

Agora, é o próprio Presidente eleito da Câmara do Barreiro,Carlos Humberto, que anunciou que o concelho está mais perto de receber o projecto "Cidade do Cinema" depois de ter reunido com os promotores, o projecto vai mesmo ser apresentado à Agência Portuguesa de Investimento.

No Jornal Rostos podemos constatar pelas palavras de Eduardo Martins que durante o verão seja formalizada a apresentação do projecto ao Governo e diz ainda que tudo aponta para no sentido que seja consolidada a sua localização no Barreiro.

Cerca de 9000 postos de trabalho(?) são esperados de um projecto que abrange as áreas de cinema, televisão, publicidade, media e contempla um pólo universitário!

Resta-nos dizer que aquilo que o PCP criticou no executivo Socialista, é agora uma bandeira do executivo Comunista, independentemente do executivo camarário, vamos ver quem é que consegue ser coerente, até porque as eleições autárquicas não estão muito longe e pode acontecer que o feitiço se vire contra o feiticeiro!

Tem a palavra a oposição. Todos esperamos que tudo esteja escrito e bem escrito!

16 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Zé Ferradura

A memória de certos senhores é muito selectiva. Mas não é só de agora, já tem decadas.
Este é um filme que ainda não tem autores, a não ser no argumento. Mas, se chegar à fase da rodagem, aí não vão faltar vedetas. Os realizadores serão mais do que os figurantes, as estrelas serão tantas que será dificil saber se é um documentário sobre jogos do euro ou uma reportagem sobre a invansão de um qualquer país africano por formigas gigantes. Uma coisa é certa portagonistas não vão faltar. resta saber é se o Barreiro e os Barreirenses ganham alguma coisa com isso. Aparentemente sim. Mas com esta malta, nunca se sabe.
Cá estaremos para seguir o desenrolar dos trabalhos. Mais que não seja para não ficarmos todos calados como é habitual.

Zé do Barreiro disse...

Ze Ferradura,

Irei ser "enormemente" polémico nas palavras que irei escrever sobre o assunto do seu Post.

Como certamente saberá, o "Paragem do 18" publicou p'ra'í mais de uma duzia de Posts sobre a Cidade do Cinema, bem como dezenas de comentários.

Basta fazer uma consulta/pesquisa no meu Blog.

Escreva: A CIDADE DO CINEMA NÃO VIRÁ, NUNCA VIRÁ PARA O BARREIRO. Ponto final.

Dou-lhe um dos muitos argumentos do meu entendimento para tal opinião da minha parte.

O meu caro já pensou numa coisa que se chama contaminação/descontaminação de terrenos ?

Para ser construida a C. C. no local/terreno que se pretende, no meu entendimento, teria de se escavar por completo aquela zona, retirando totalmente centenas de hectares de terras e construir completamente um aterro totalmente novo.

Em alternativa, descontaminar toda aquela área.

Em qq das hipóteses, o caro Zé Ferradura saberá, fará alguma ideia da pipa de massa que será necessária para realizar SÓ esse trabalho ( sem contar com o resto, obviamente ).

Mem queira saber ...

Presumo ser esta a ultima vez que me pronuncio sobre a C. do C. no Barreiro.

Grande fim de semana para si,

Zé.

Zé Ferradura disse...

Caro Zé do Barreiro,

Realmente o "Paragem do 18" é muito rico sobre este assunto e é um enorme contributo para a discussão deste tema.

No entanto e porque continuam neste momento a falar sobre este assunto é necessário despertar algumas "mentes que podem estar anestesiadas".

Bom fim de semana,
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Pois é, por muito que me custe tenho de dar razão ao Zé do Barreiro, a cidade do cinema nunca virá para o Barreiro.
Estão agora a ver porque razãoa estátua do Alfredo da Silva haveria de ser derretida? Pois além da exploração que sempre fizeram aos Barreirenses, aos Alentejanos aos Beirões ainda comprometeu as gerações futuras. E sabem porquê? POrque tudo no que a CUF tocou está morto por muitos anos. Pois é preciso a descontaminação dos solos e isso custo muito dinheiro.
Já agora voces ainda acreditam na ponte para o Barreiro?
Gostava de poder escrever melhor mas como só tenho a 3ª classe é dificil mas há os que têm cursos superiores e são mais burros do que eu!!!!
Tonto
PS: Já aproveito para fazer um pedido de desculpas, com toda a sinceridade e humildade, à Ana Camarro. Eu li o seu Blog e acho você é uma pessoa fabulosa. Mas olhe que eu não sou tonto.

Ana Camarra disse...

Sinceramente não estou muito por dentro do assunto.
Quanto a Cinema tenho um verdadeiro fascínio mas pela 7ª Arte.
Parece-me que talvez quando se começou a falar do assunto era ainda cedo demais, não haveria nada de concreto, por vezes temos de guardar certos assuntos e só publicitá-los quando estão certos.
A concretizar-se será sempre uma mais valia se for de facto geradora de emprego e de dinamização da cidade.
Paternidades à parte se houver hipóteses então que venha, seja pela mão de quem for.
Não me pareça honesto era por um projecto de parte só por ter sido iniciado por outros.
Enfim, opiniões,

Ana

(Zé Ferradura peço desculpa)

Ao Tonto:

Ainda bem que gostou, vá lá visitar-me e comente.
Quanto à 3ª Classe devo dizer que instrução não é educação.
Conheço analfabetos cultos e educados e doutores que são umas bestas.

José Gil disse...

Eu estou parvo... Será que li bem? Será possível ser-se da opinião que mais valia a CUF nunca ter existido?

Desculpe Zé Ferradura, mas este comentário deixou-me estupefacto... Será que a maioria dos barreirenses pensa assim? Será que os trabalhadores da CUF pensaram assim? Será que os reformados da CUF que ainda hoje usufruem de um complemento de reforma vitalício instaurado pelo Alfredo concordam? e os que frequentaram o Jardim de Infância? e as pessoas que foram tratados no Posto médico da CUF, quando ainda não havia Hospital do Barreiro? E quem se abastecia no dispensário da CUF? e quem morava no Bairro da CUF, que só pagava a água e renda controlada?

Terá a CUF sido assim tão má para o Barreiro e para os barreirenses?

Zé desculpe, mas não podia deixar passar em branco.

Zé Ferradura disse...

Caro Gil,

Não tem de depedir desculpa, o espaço é democrático com o devido respeito entre comentaristas, as palavras pertencem a quem as redige!

Por mais que não se tenha gostado de Alfredo da Silva,contra todas as coisas más e boas que se fizeram, temos de reconhecer que Alfredo da Silva foi importantes para o Barreiro, temos uma lição de história e de bons e mão reza a história!

Mas estes comentários desviam um pouco o que se trata neste post da Cidade do Cinema.

Cumpts
Zé Ferradura

José Gil disse...

Tem razão e desde já lhe digo que espero que a cidade do cinema venha para o Barreiro.

E sinceramente espero que seja qual for "cor" da gestão da Câmara que a traga será sempre uma vitória para o Barreiro. Agora permita-me desconfiar da capacidade e da vontade para...

Cumprimentos

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura

Peço desculpa pela derivação mas isto da CUF já começa a ser uma fita.
Face aos posts colocados anteriormente também tenho umas coisitas a dizer:

1-A CUF estabeleceu-se no Barreiro com o acréscimo de postos de trabalho que isso significou.
2-Tinha só por si uma estrutura social: cantina, escolas, colónia de férias, etc.
3-Não foi nenhum favor que Alfredo da Silva e os seus descendentes fizeram ao Barreiro, o Barreiro foi escolhido pela sua situação estratégica. Á conta da escolha que fizeram tiveram benesses e facilidades no decurso da sua existência, desde a facilidade para adquirir terrenos a preços simbólicos, dividir o Barreiro ao meio, mudar cemitérios de sítio etc.
4-Das “benesses” várias que a CUF tinha contava-se um batalhão de GNR mantido dentro das instalações e suportado pela CUF. Como se contava o suporte financeiro das tropas enviadas para a Guiné em tempo de Guerra Colonial para defender o interesse da CUF e que contavam com muitos Barreirenses nas suas fileiras e muitos por lá ficaram.
5-Tudo o que a CUF e Alfredo da Silva “deu” ao Barreiro foi pago com trabalho das suas gentes, os originais e os que para cá vieram na óptica de “dar um chouriço a quem nos dá um porco”

Alfredo da Silva e CUF tem com certeza um papel incontornável da Histeria Barreirense, mas é fundamental que seja analisado em TODAS as suas vertentes.

José Gil disse...

Cara Ana espere pela cidade do Cinema e depois veja a diferença. Veja quantas creches e postos médicos e Hospitais como o da CUF, que ainda hoje tratam os reformados da empresa, esta vai abrir.

Estamos a falar em regalias sociais, num tempo em que ninguém as tinha e ninguém as dava.

Quanto ao esquadrão da GNR pago pela CUF (coisa que duvido). Lembre-se que estamos a falar de um período antes da liberdade... o que esperava? que o Alfredo da Silva fosse publicamente um anti-salazarista convicto? Que se opusesse frontalmente ao regime? e se assim fosse acha que Salazar o deixaria fazer o que fez?

Quanto à história do Porco e do Chouriço, peço-lhe que se relembre do que se passou a seguir ao 25 de Abril e como se destruiu a CUF.

E já agora pergunte aos Alentejanos e Beirões se concordam com a sua visão... Pois a CUF matou a fome a muitos do que afirma terem sido oprimidos, que vinham dos campos e da agricultura, para o Barreiro para terem um meio de subsistência.

Tem razão que a história não pode ser branqueada. E se ela é para ser vista de todos os ângulos, então estou à espera da crítica às comissões de trabalhadores e dos Administradores escolhidos pelo PCP, que mataram a CUF. Mas talvez esta análise já não seja tão interessante.

Tal como a exigência do fecho da creche da CUF para se poder sanear a Directora, coisa que foi impedida pelas trabalhadoras dos têxteis.

Na história não há figuras impolutas. Até Lenine tinha um pacto com os Alemães e 9000 dólares num banco Suíço.

Zé desculpe mais este desvio do tema.

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura

Juro que é a última:

Alfredo da Silva não era um benemérito era um capitalista inteligente, sabia que um trabalhador com as suas necessidades básicas garantidas, produz mais e melhor. Coisa que hoje os nossos empresários parecem desconhecer.
Peço-lhe desculpa mas ele não matou a fome a ninguém, os Alentejanos, Beirões, Algarvios,Barreirenses e todos os outros venderam a Alfredo da Silva a força do seu trabalho.
A fábrica também não servia de nada sem eles, não gerava riqueza.
Quanto ao Posto da GNR dentro da CUF vou tentar arranjar uma foto e depois envio para o seu blogue. Se quiser apresento-lhe alguns velhos operários que se lembram perfeitamente disso.
Os GNR comiam no mesmo refeitório das crianças da Escola da CUF.

Desculpe Zé


José Gil-Se quizer trocar comigo mais opiniões é ir ao meu sitio

José Gil disse...

Ana Camarra eu sei da existência do Posto da GNR na CUF. Aliás para ser mais preciso era um esquadrão de cavalaria. O que eu duvido é que fosse pago pela CUF.

Matar a fome foi uma força de expressão. Lógico que os trabalhadores trabalhavam em troca de um salário e de outras regalias sociais que à época não existiam em outros lados.

Lógico que AdS foi um capitalista inteligente. Mas parece que a obra que fez foi um crime... e não foi.

Terei todo o gosto em visitar o seu Blog e se tal se acontecer, continuar esta conversa lá.

Zé peço desculpa pela utilização "abusiva" do seu espaço, para manter este debate de ideias com a leitora Ana.

Tal como ela prometo que é a última vez que me refiro a este assunto aqui.

Cumprimentos

José Gil disse...

ARTIGO 71.º - Isenções

1 - Estão isentos do imposto os produtos petrolíferos e energéticos que, comprovadamente:

c) Sejam fornecidos tendo em vista o seu consumo na navegação marítima costeira e na navegação interior, incluindo a pesca, mas com exclusão da navegação de recreio, no que se refere aos produtos classificados pelos códigos NC 2710 19 41 a 2710 19 49 e 2710 19 61 a 2710 19 69;

5 - Para efeitos de aplicação da alínea c) do n.º 1, considera-se embarcação de recreio qualquer embarcação utilizada pelo seu proprietário ou por uma pessoa singular ou colectiva, que a pode utilizar através de aluguer ou a outro título, para fins não comerciais e, em especial, para fins que não sejam o transporte de pessoas ou de mercadorias ou a prestação de serviços a título oneroso ou no interesse das autoridades públicas.

Acho que não leu este artigo, pois ele diz exactamente o contrário do que afirma no seu artigo.

Um bem haja

Anónimo disse...

O projecto "Cidade do Cinema", na margem sul do Tejo, deverá começar a desenvolver-se depois do Verão, disse à Renascença o luso-americano Carlos de Matos.
O terreno já foi negociado com a Câmara Municipal do Barreiro, num investimento avultado, a rondar os 300 milhões de euros.


http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&SubAreaId=39&ContentId=251739

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 25 de Junho de 2008 10:49,

Acredita mesmo nisso ?

Zé Ferradura

Anónimo disse...

Formalmente acho que não é possível esta decisão estar tomada antes da atribuição da classificação PIN ou PIN +.

No entanto, a notícia não foi nem vai ser desmentida...

Mas no Barreiro como de resto em todo o País é assim que as decisões são tomadas.
Depois faz-se um Plano Urbanístico-legal minimamente "participativo" que "encaixe" nos objectivos pré-determinados.

( como se vê no post seguinte é evidente o meu "problema de expressão" provocado pela mania de querer dizer...não dizendo, o que faz com que corra elevados riscos de ser mal entendido.
Por isso, a maior parte das vezes opto por citar e sublinhar afirmações mais inteligíveis de outros, não sendo, tal facto, um sinónimo de concordância ou discordância com as ideias nelas contidas)