domingo, 26 de outubro de 2008

A luta continua...com mais greves na Soflusa!

Barreiro - Terreiro do Paço.
A não existência de conciliação leva a que continuem a “haver grandes divergências que contribuem para que continuem a existir greves”, admite José de Almeida(Sindicalista). Por este motivo, no dia 31 de Outubro e 3 de Novembro, a greve será de 24 horas para os agentes comerciais; nos dias 3, 4 e 5 de Novembro, de duas horas nas horas de ponta da manhã e da tarde.


Os motivos para as novas greves convocadas para os dias 31 Outubro e 3, 4 e 5 de Novembro “são os mesmos”. Segundo José de Almeida, a administração da empresa tem feito declarações “com ténues mexidas na sua proposta, mas sem dar resposta às questões de fundo, ou que apontem para uma valorização dos salários reais, ou respostas concretas a muitas das questões colocadas pelos sindicatos”.

18 comentários:

Anónimo disse...

O digno representante da Soflusa é esse grande democrata chamado Pintassilgo. Há muitos anos Abilio Rodrigues incitava os trabalhadores a fazer greve e ia enriquecendo. Será que estes não estão a fazer o mesmo?
Com o dinheiro de um dia de alternativos resolvia a situação dos trabalhadores e da população trabalhadora.

Zé Ferradura disse...

Pode crer meu caro, pode crer que esta "luta" será desigual e vai fazendo com que o diálogo se esgote e a paciência de algumas pessoas também. Não se pode negociar e impôr como à 30 anos atrás.

Cumpts
Zé Ferradura

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura

Então que solução para reinvindicar?

beijos

Zé Ferradura disse...

Oh Ana,

Então a greve não deverá ser sempre o ultimo recurso? Concorda que ainda durante as negociações se declare uma greve?

Bj
Zé Ferradura

José Gil disse...

Olá Zé Ferradura. QUERO COMEÇAR POR DIZER QUE SOU COMPLETAMENTE A FAVOR DO DIREITO À GREVE!!!!

Pronto assim o que vou escrever a seguir já não deverá ser mal interpretado. Sou completamente contra que os barcos ou qualquer tipo de transporte pare durante a greve dos seus operadores. Os senhores da EDP não nos cortam a luz quando fazem greve pois não? nem o senhores dos telefones...

Ora enquanto utente dos Barcos, concordo que estes façam greve e lutem pelos seus direitos, mas já não concordo que eu tenha de ser prejudicado por esse facto.

Só mais uma perguntinha... será que estas sucessivas greves melhoraram a posição negocial dos Sindicatos? Pelo que parece não!!! As coisas continuam piores ou pelo menos na mesma.

Zé deixo uma pergunta. Não se estará a abusar do direito à greve? É que se esta não é utilizada só em último recurso, arriscamo-nos a que perca o impacto ou seja prejudicial.

Um abraço ao meu amigo Zé F

Anónimo disse...

Ò Grande PS de Esquerda:
A greve declara-se quando?

Anónimo disse...

Greves políticas. É o que é! Não levam a nada e só prejudicam os clientes.
Sabem qaunto é que a Soflusa poupa com cada greve? Pensem nisso!

Anónimo disse...

Deixemos a Soflusa poupar (se for esse o caso), já que aos trabalhadores interessa sobretudo prejudicar todos os utentes, já que para si próprios poucos ou nenhuns benefícios isto trará.
Por muito que me custem os "passeios" a Coina, com o belo engarrafamento até aos Fuzileiros e ir logo desde Vale de Zebro a passo de caracol, acho que a Administração não deve ceder com estas chantagens de 3 dias no início de cada mês.

Anónimo disse...

EU TAMBÉM DEFENDO O DIREITO À GREVE. QUE FIQUE BEM CLARO.
Só vos garanto que se estivessem no sector privado não faziam tantas greves. Ainda por cima greves enquanto de correm negociações. Claro que são políticas. Só espero é que os trabalhadores da Soflusa percebam isto e mandem estes sindacalistas oportunistas dar uma volta. É que esses também tê tacho garantido por aí. Ou pensavem que era só que estão ligados aso partidos que habitualmente governam? Desengaem-se!

Anónimo disse...

A Soflusa não é privada?

Zé Ferradura disse...

Viva,

Finalmente alguma disponibilidade.

A Soflusa presta um serviço público aos seus clientes, como tal enquadra-se no serviço público nacional de transportes.~

Sou a favorável ao direito à greve sem qualquer relutância sobre esta matéria.

Mas, não será que o facto de num espaço de tempo demasiado curto, tantas greves, demonstram alguma falta de capacidade negocial das partes?

Cumprimentos
Zé Ferradura

Ana Camarra disse...



Também não tenho tido muito vagar.
Se calhar tem razão, mas sabe que para teimar tem de existir 2 partes a teimar, não?
Conhece o Caderno reinvindicativo dos trabalhadores, pelo o que sei as sucessivas quabras em multiplas empresas que eram todas CP, acarretam a quebra de muitas regalias, os unicos que tem vindo a ganhar regalias são os administradores, multiplicam-se conforme as empresas se multiplicam e isso sim faz-me muita impressão...

beijos

Anónimo disse...

Alguém expressou aqui isto:
"Greves políticas. É o que é! Não levam a nada e só prejudicam os clientes."

Pode alguém me explicar, que outro tipo de greves existe?

Ainda, de facto aqui aprende-se e muito!
Então os sindicalistas têm interesses de lucro pessoal?
Apenas lutam por e para si?
A UGT é independente?
Trabalhar 40 horas semanais, foi o pior que alguma vez aconteceu, aos trabalhadores por conta de outrem?
Direitos dos trabalhadores adquiridos, desde essa desgraça que hoje se considera que foi o 25 de Abril, foram a maior causa para a situação actual do País?
Claro está, que para o autor deste blogue e seus "seguidores"????? Que o movimento sindical é a causa maior de desemprego, de afundamento da economia nacional, da manipulação judicial e sua total corrupção a nível laboral, entre outras, da falta de investimento, da crise financeira que tanto "afecta" ??????? As pobres instituições bancárias, nacionais, depauperadas pelos malditos trabalhadores que não têm dinheiro para pagar as suas dívidas de luxos excessivos, como um tecto para poder viver debaixo com a sua família, ainda pelo facto de ter família, um absurdo e inusitado luxo, que deverá ser combatido com veemência, para não falar do absurdo e escandaloso acto de aquisição de viatura, ainda que seja um 600D com 45 anos, ou mesmo uma motorizada, quando todos sabem que para o trabalhador, a bicicleta é o seu supremo luxo.
Malditos sindicalistas, que promovem a desunião entre a entidade empregadora e o trabalhador!
Mas, não percebo!
Que ganham eles? Os Sindicalistas? Pois, se não dão graxa ao patrão, que esperam obter para si e para os seus?????
Só se forem sindicalistas da UGT, pois aí sim, de facto é vê-los, bem recompensados, ainda que os trabalhadores não lhes digam nada de nada, porque o que esta nova forma de sindicalismo que a UGT preconiza é exactamente a felicidade do patrão em detrimento de quem trabalha.
Viva o PS, de facto um partido de se lhe tirar o chapéu! Sendo isso, o que de facto resta para tirar, pois tudo o resto já se foi.
Tenham vergonha, seus lambe botas!
Agora venham lá com a vossa cassete acusar-me de comuna!
Os senhores são uns tristes ridículos e é graças à vossa pequenez mesquinha e desprovida de consciência de classe, que este país está de rastos.

Não sou do Barreiro e sinto pena dessa cidade, com tão deselegantes pessoas, como as que aqui se revelam.

Anne Röhr Baptista
(Sindicalista)

Zé Ferradura disse...

Caro(a)Anne Röhr Baptista,

Este blog e o seus autores nunca colocaram em causa o direito à greve, muito pelo contrário, somos por este direito constitucional.

O que defendemos é que as greves que se desenvolvem devem, todas elas, ser de um diálogo esgotante e determinante, não como muitas acontecem, quando se está a negociar já as greves estão marcadas!

Concordo que como sindicalista se sinta defraudado em relação a alguns comentários que aqui se publicam, mas aos mesmos somos alheios, é a democracia da liberdade de expressão!

Combater a forma capitalista que que nos tem governado, é um dever e uma obrigação, como tal não concordamos que o direito à greve não se exerça, que fique claro!

O povo Barreirense bem sabe e bem reconhece todos os seus antecessores que foram dos principais impulsionadores da luta nacional, sobre isso nada temos a manifestar.

temos sim a dizer que com lutas isoladas, sectoriais e por vezes sem sucesso é que nos preocupa, o movimento de massas está frágil e isso preocupa-nos!

Cumprimentos
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Pois Senhor alegadamente Zé Ferradura.
Não tenha dúvidas quanto ao que sou, nem se equivoque, não me sinto defraudado, mas sim defraudada, ofendida e humilhada como sindicalista, convicta de estar a lutar pelos que muitas das vezes, não o podem fazer sem colocar em risco o seu ganha pão.
Habito em Faro, sou de ascendência belga, casada com um português.
Luto para que todos os que trabalham, tenham garantidos os seus direitos como pessoas e cidadãos, direitos que este governo de vãs esperanças condenou.
Não precisava nem preciso desta luta para mim nem para os meus, mas como humanista e pessoa de bem, entendo que um futuro digno e justo para todos os que trabalham, há que ser garantido.
Denoto na sua resposta, algo mais, pelo que fiquei positivamente surpreendida com algumas partes. Assim em nome de uma vida melhor para todos os que trabalham, espero ver no seu blogue em breve, o apoio ao povo trabalhador, sem partidos (respeitando todos), mas bem acima, respeitando aquele que nada tem para vender que não seja a sua força de trabalho e a sua vontade em ter uma vida digna para si e para os seus.
Ajude quem trabalha a compreender a luta dos outros, a compreender que aqueles que lutam, sacrificam dias de trabalho a ganho zero, dinheiro que tanta falta lhes faz a si e aos seus, para que e no caso de conseguirem, os trabalhadores afectados no seu usual dia-a-dia por essa luta, ao contrário de se sentirem prejudicados, se sintam solidários e compreendam que é também por eles a luta, para que tenham serviços mais agradáveis, eficazes e seguros.

Anne Röhr Baptista
(Sindicalista)

Anónimo disse...

Quem tem de dedicar entre 1:45h e 2:00h para ir trabalhar em dias de greve em vez de uns mais usuais 40-45min nos restantes dias, passeando em alternativos que nada podem fazer contra mega-engarrafamentos e depois fazer "turismo solidário" em comboio-lata-de-sardinhas até um amarrotado início de jornada de trabalho de certeza que se sente muitíssimo solidário com quem lhe anda a dar cabo dos dias, manhãs e tardes, fazendo chantagem com os patrões. Greve 100% política e motivada apenas por um bota-abaixismo militante.
É fácil pregar a solidariedade vindo da Bélgica para morar no Algarve, agora ter de viver na pele as consequências desses abusadores de um direiito que é para se usar em situações extremas e em doses mais bem pensadas em vez de em "doses de cavalo", isso já é outra conversa.

Anónimo disse...

Nem mais! Ora aí está a coisa nua e crua! Há partidos que para s emanterem na ribalta fazem tudo. Até prejudicam quem trabalha!
GREVE SIM! MAS COM RESPONSABILIDADE.

Anónimo disse...

Os portugueses de facto não merecem a liberdade que têm.