quarta-feira, 10 de setembro de 2008

São apenas 4 minutos de filme.Vale a pena ver!

Foi feita uma sugestão para que publicássemos posts sobre a higiene no Barreiro. Pois bem!
Hoje damos início com este primeiro video.



21 comentários:

Anónimo disse...

Zé. Olhe que não se consegue ver o video!

Zé do Barreiro disse...

Caro Zé Ferradura,

Sou um tipo com um grande estômago, muito difícil de me impressionar e de me sentir indisposto ( vulgo enjoar/vomitar ).

Das poucas vezes, na minha vida, o conteúdo deste vídeo meteu-me NOJO !

Cumprimentos,

Zé.

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo,

Obrigado pelo alerta, mas olhe que após verificarmos o video parece estar tudo bem.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro Zé,

De facto é impressionante e logo numa zona Polis.

Cumprimentos
Zé Ferradura

Zé do Barreiro disse...

Zé Ferradura,

Então vamos lá esclarecer ( pensando eu que não seria necessário ... ), é, de facto, o CONTEÚDO do vídeo que me enojou, ou seja, vêr aqueles animaizinhos a passear descontraidamente no colector deram-me voltas ao estomago.

Evidentemente que não foi o facto, a acção em si, de o ter publicado que me causou nojo, mas sim o seu conteúdo.

Claro que fez muito bem em publicar tão importante "reportagem". Inequivocamente.

( Atão era agora e devido a um simples vídeo, que nos iríamos "desentender" ? Nem pense ! )

Abraço,

Zé.

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa e pela originalidade de iniciar com este o que aparenta ser uma série de vídeos sobre a limpeza (qual?) no Barreiro.
E apesar de ter começado logo com um vídeo algo "da pesada", haverá outras situações de menor impacto mas que poderiam também ser retratadas/filmadas. Sugestão: pode ser a Av Bocage, que logo num dia ventoso e desagradável como esteve hoje, se revelou em todo o seu esplendor de sujidade e abandalho, com lixo a voar e a espalhar-se caoticamente. Se fosse varrido, nada disso se passaria, mas já sabemos do que a casa gasta. O blog "Barreiro Velho" também tem denunciado várias situações, em particular na zona do Barreiro velho e muralha da Av. Bento Gonçalves.
Cumprimentos e sorte na continuidade destas denúncias, com ou sem rataria-polis.

Anónimo disse...

E que tal enviar o vídeo para a câmara? Só para ver o que eles "dizem"...

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 11 de Setembro de 2008 22:45,

Ainda bem que gostou e registamos o seu elogio.

Quanto ao facto de vir a ser uma série de videos, é verdade, mas com algumas fotografias pelo meio como aquela que publicaremos hoje.

Quanto à sua sugestão, é verdade que a Av. do Bocage está bastante suja! Pode bem vir a ser um local que avaliaremos para fazer um post, até porque ainda hoje por lá passei e reparei que aquela vedação em rede com enormes ervas, a seguir ao Banif (quem desce) não fica ali nada bem.

Cumprimentos
Zé Ferradura

Caro anónimo de 12 de Setembro de 2008 9:14,

Não será necessário lá chegar por nossa iniciativa alguém já afez chegar antes, até já se comenta no Rostos!

Cumpts
Zé Ferradura

LuisPVLopes disse...

Pois bem, vi o seu filme sobre roedores, no seu habitat natural, eram umas valentes arganassas que se passeavam no esgoto que para mim existe deste 1962, ano em que vim morar para o Barreiro e durante muitos anos, frequentei aquela zona da quinta do Ataíde, onde proliferavam pântanos e areias movediças, o esgoto servia muitas das vezes para alguns donos de barquitos de madeira, saírem destes na maré vaza e prenderem os barcos na muralha que há altura estava muito danificada, enfim, ratas sempre lá existiram e, bem grandes por sinal.
Contudo estranho que o Zé Ferradura, que até de alguma forma respeito, pois também demonstrou trato correcto para comigo, venha apresentar esta velhíssima situação que no presente post apenas e únicamente visa atingir a CMB, mas também a JFV, como se estas entidades fossem culpadas por esta situação e, dando a ideia de que a mesma só ultimamente tenha surgido.
Creio que existe aqui uma pontinha de ... com forte tendência de e para...!
Sabe caro Zé Ferradura?!...
Em Lisboa, muito recentemente, vi em jardins e mais específicamente num espaço infantil, arganassas que ao pé destas pareciam elefantes, até no escorrega se divertiam atrás do bocado de pão que a criança havia deixado caír, saíndo aos gritos na direcção da mãe, tal o bicho estava agressivo provocando pânico nos presentes.
Agora pergunto eu!... De quem é a culpa?

Zé Ferradura disse...

Caro Sensei,

Não reparei no meu post que me estivesse a dirigir à CMB ou quem quer que seja, não entendo porque faz a interpretação dessa forma!

Trata-se de um problema de saúde pública!

Mas serão os anónimos cidadão que têm a capacidade e os meios para resolver este tipo de problemas? Não!
Então de quem é a responsabilidade de zelar pela higiene, segurança e saúde urbana no Concelho do Barreiro?

Meu caro, não se trata de apontar o dedo a ninguém, mas sim alertar que o problema existe, logo tem de haver atenção e pensar na solução do mesmo, não acha?

Parece que lhe tocou na sua convicção política e achar que o problema existe e não há nada a fazer! Ou estarei enganado?

Quando afirma que o problema é antigo, mais grave se torna a irresponsabilidade daqueles que têm os meios e a capacidade para o resolver e não o têm feito ao longo de todos estes anos!

Cumpts
Zé Ferradura

Zé Ferradura disse...

Caro Sensei,

Faltou-me dizer mais um pequeno pormenor.

No passado mês de Junho a vereadora responsável pelo departamento de Ambiente e Serviçso Urbanos lançou uma campanha que tem como objectivo responsabilizar os cidadãos pelas más práticas estando previstas coimas para os prevaricadores.Muito bem!

Pergunto neste caso quem prevarica se nada fizer?

Recordo o que disse a vereadora:

"A Câmara tem uma entidade fiscalizadora, mas as sanções são pouco elevadas e as coimas vão ser mais punitivas. Não nos interessa punir mais, queremos um conteúdo mais pedagógico. À primeira pode ser por não saber, à segunda por descuido mas já leva coima, à terceira a sanção será pesada", explicou."

Cumpts
Zé Ferradura

LuisPVLopes disse...

Pois bem caro Zé Ferradura, espero que o concerto seja ou tenha sido seu agrado, dependendo da altura em que vir este meu comentário.
Ora não se refere à CMB ou à Junta, mas agradeço que não me tome por ingénuo ou naif, garanto-lhe que bem longe disso!
Este seu post enquadra-se no propósito do seu blogue expresso em muitos anteriores post, onde o amigo se apresenta como um defensor dos direitos dos cidadãos barreirenses, dando por vezes (co)abertura a alguns ânimos mais exaltados que tratam de atacar a autarquia na 1ª pessoa das mais diversas formas, mas sempre destrutivas e sem qualquer contributo construtivo, independentemente da equipa política que esteja na CMB.
A minha convicção política não é segredo nem dela o faço, expresso muito bem no meu blog a minha ideologia e respectivas convicções a ela associadas. Contudo não me senti nem mais nem menos tocado como quando expressa outros assuntos no seu blog, apenas observei o que me pareceu ser aquilo que é.
Concordo que este problema em particular, dos roedores vulgo ratazana, é um problema com o qual todas as autarquias deste país se debatem, de uma forma bem mais grave e em plena guerra aberta, como é o caso de Mafra, outras dentro do esperado, o que é mais comum, outras, se calhar bem poucas, não o terão derivado a factores geológicos ou outros.
Mas uma coisa é certa, pelo facto de existirem ratos e ratazanas, não significa que as respectivas autarquias hajam de forma apática!... Sei bem o esforço de muitas, inclusive a de Lisboa, para não estar sempre a mencionar a do Barreiro, que gasta milhares de euros a conter esta verdadeira praga que teima em persistir e de uma geração para a outra ganha uma incrível imunidade aos venenos colocados.
Enfim, caro Zé do Barreiro, apenas lhe quero dizer, que com a entrada em funcionamento da nova ETAR, que está para breve, e a destruição deste esgoto em particular, pode ser que as ratazanas, sem lugar de fácil alimento, possam de ali saír, o pior é que vão infiltrar-se bem mais dentro dos esgotos ou das redes de águas pluviais e aproximarem-se mais de nós.
Seria bom era que todos efectuássemos uma verdadeira campanha a par e passo com a autarquia, uma vez que estamos em sintonia na ajuda a esta para combater estes focos de insalubridade e, ao denunciar-mos estes focos juntássemos um pedido muito concreto e específico, ou seja que as pessoas procurem ser mais cumpridoras no que respeita à higiene no Concelho, não colocassem comida para animais na via pública, pois tal comportamento apenas atrai mais fauna indesejável como as ratazanas, os pombos, inclusive gaivotas.
Respeitassem as instruções da autarquia face a monos.
Respeitassem os ecopontos ao invés de os destruir por meios físicos de quebra ou fogo posto.
Que não colocassem o lixo orgânico dentro dos contentores sem os sacos estarem devidamente fechados, etc., etc.
Vamos lá caro Zé Ferradura, estou consigo nisso e disposto a ajudar, uma vez que é apenas essa a sua intenção, a de denunciar locais de insalubridade e aconselhar as pessoas a não criarem novos, desta forma estou certo que o esforço da autarquia será recompensado.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Já estava a ficar admirado se ninguém aparecesse a tentar disfarçar o indisfarçável com argumentos do tipo "se há incompetência noutros locais, então toda a que houver no Barreiro está desculpada", ou que "o habitat natural daquela rataria é mesmo ali, a cidade é que veio depois". Há mesmo quem não se enxergue perante coisas do mais óbvio que há.
O que infelizmente não surpreende.

Anónimo disse...

Será o sensei a escrever ou a sua cara-metade? Ela não qq coisa na Junat de Feguersia da Verdrena? Então, já agora, para quando retirar o "mono" que construiram na divisória e que encheram de terra e que tantos acidentes provocou? E, para quando alguma atitude relativamente à porqueira que é o barracal da Torralta. Relembro que a CMB ou JFV? até deixaram um acesso ilegal às "casas de praia". Caro "Sensei", nunca ouviu dizer que com o mal dos outros podemos nós bem? Mas, enfim, agora no Barreiro só o que importa a Av. A. Silva, Mercado e Forum. O rseto é paisagem! Não é verdade?
Caro Zé. Continue a denunciar a porqueira que grassa por esta terra. Um dia destes mendo-lhe uma reportaem completa. E só é pena que a nossa imprensa nada faça em relação a isto.

Anónimo disse...

Caro Sr. Zé Ferradura,

Certamente que gostei e elogiarei o que quiser/puder publicar para denunciar a situação de higiene urbana (qual?) no Barreiro.

E já que lhe chamou a atenção a Av. Bocage e aquele terreno vedado após o Banif (quem desce), suponho que seja privado e se mantenha naquele estado por haver (alegadamente, reconheço que não sei pormenores) um projecto megalómano e inviável para ali, tipo estacionamento subterrâneo com custos de construção elevados face ao retorno previsível. O proprietário terá, a meu ver, feito bem em vedá-lo para evitar que se tornasse um estacionamento livre - como foi durante uns tempos -, com imenso chiqueiro nos tempos de chuva.

Mas voltando à hipótese de fazer um post sobre aquela zona, aconselho-o a ir até à entrada do supermercado Modelo Bonjour e depois ter o prazer de subir as escadas que conduzem à praceta em cima (obviamente muito descuidada), especialmente as que ficarem à sua direita se estiver de frente para o dito supermercado. É pena que não haja fotos ou filmagens com cheiro, mas já seria um princípio.

Claro que há uma utilização muito duvidosa daquele local de passagem (porreiro passar por lá com crianças, para quem ali mora), e mais duvidosa ainda a limpeza do mesmo. Só não há dúvidas a quem competiria zelar por um espaço como aquele... Não é difícil encontrar ali à noite um pessoal "convidativo" em actividades também elas "convidativas".

Talvez fosse caso para a Sra Vereadora aplicar as coimas previstas no tal regulamento que referiu. O pior é que, provavelmente, teria que se contentar em multar os degraus por ali terem tido o azar de ser colocados...

Mais situações haverá, encorajo-o vivamente a denunciar e reconheço que é de facto um problema difícil de tornear, mas há que fazer alguma coisa.

Anónimo disse...

Isto da história dos que limpam e dos que sujam é muito simples. A verdade é que se tudo estiver sujo e degradado isso é um "convite" para quem não tem o mínimo de civismo e suja e conspurca. Por outro lado se tudo estiver limpo e cuidado, as pessoas sentem-se compelidas a manter o asseio e o cuidado. Ou seja, à Câmara compete manter a via pública limpa e cuidada. E compete também sancionar quem conspurque ou degrade. Sem "dó nem piedade". Mas para isso tem que manter limpor e cuidado. Porque as ratazanas e as baratas nada tê a ver com o cuidado das perssoas. Têm a ver com a falta de cumprimento das acções de desratização e desbaratização que, com todos sabem, têm que ser continuadas.

Zé Ferradura disse...

Caro Sensei,

Não me vou alongar muito na resposta ao seu comentário, não é que não mereça o maior respeito,mas para não estarmos aqui a ser muito massadores aos leitores. Apenas lhe quero dizer que estamos em sintonia que é necessário fazer mais pela Cidade na denúncia dos locais de insalubridade.

Estamos então de acordo! Bem sei que a CMBarreiro não está apática em relação à higiene do Barreiro mas que a Cidade necessita de uma grande intervenção na higiene urbana e no combate às pragas é verdade, e olhe que não é pelo facto de ser a CDU que manifesto o meu desagrado em relação a este assunto, isso pode crer que não!

Quanto a chamar-me Zé do Barreiro no seu comentário, foi um lapso não foi?

Cumpts
Zé Ferradura

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 15 de Setembro de 2008 9:53,

Pode o meu caro ter a certeza que faremos mais denúncias sobre este tema da higiene urbana, disso pode ter a certeza!

Cumpts
Zé Ferradura

Caríssimo anónimo de 15 de Setembro de 2008 10:16,

Tal como tinha sugerido aqui foi então publicado um post sobre a higiene da cidade do Barreiro

Achou o video um pouco pesado?

Estas coisas para se denunciarem têm de ter efeito e serem a verdadeira essência e tranparência do que dizemos e provamos assim que existem.

Quanto à avenida do Bocage a seu tempo faremos um post sobre aquela zona.

Bem sei que este tema da higiene da Cidade não é de fácil resolução e carece de meios, humanos e materiais, mas a autarquia quando passou responsabilidades para as juntas de freguesia sabia que poderia vir a contar com estes problemas, o facto da Amarsul desempenhar um papel de recolha e não de limpeza das ruas tem também as suas consequências.

Então a quem compete gerir esta situação? Pois claro à autarquia e à pessoa responsável pela higiene,a SRª Vereador Sofia Cabral que tem muito que provar aos munícipes da gestão que tem realizado.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro anónimo de 15 de Setembro de 2008 15:07,

Tem razão a continuidade é necessária e também tem razão na irreponsabilidade de muitos munícipes em relação à sujidade existente na Cidade.

Olhe como exemplo é o post que fizemos sobre o ecoponto nos Fidalguinhos, mas como ninguém, ainda, comentou abstemo-nos de dizer que ali há mais responsabilidades para além da CMB.

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Caro Sr. Zé Ferradura,

Apenas dois breves reparos à resposta que deu ao meu comentário feito às 10:16 de hoje:
- Dá-me ideia que confundiu as vereadoras e certamente não era à Sra Vereadora Sofia Cabral (ao que consta, sem pelouros) que se referia enquanto detentora das responsabilidades pela higiene urbana. Devereia querer talvez referir-se à Sra Vereadora Sofia Martins. É isto, não é?
- Ao referir-me ao vídeo como sendo "da pesada", não por achar demasiado, já que mostra uma realidade, mostra factos. Triste, mas uma realidade. E acho muito bem que seja com estas coisas, mesmo que sejam chocantes, que se chama a atenção.
Mais uma vez os meus parabéns pela iniciativa de se debruçar sobre este tema tão importante da cidade e do município.

Cumprimentos

LuisPVLopes disse...

Caro Zé Ferradura, claro que foi um engano.
Ainda e face a um comentador "100%" anónimo aqui no seu post, fui forçado a ser mauzinho lá no meu blog, apenas lhe peço que não se considere incluído, ok?
Mas há os que procuram ajudar e os que apenas procuram vilipendiar.

Ouss

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 15 de Setembro de 2008 19:36,

Sim tem razão referia-me à vereadora Sofia Martins!

Têm ambas o nome de Sofia, mas são bem diferentes, não há qualquer confusão foi, efectivamente um lapso e não se trata de denegrir a imagem da senhora mas apenas referir quem tem a responsabilidade no pelouro de ambiente e serviços urbanos.

Quanto ao video, ainda bem que gostou.

Cumprimentos
Zé Ferradura

Zé Ferradura disse...

Caro Sensei,

Compreendi perfeitamente. Tive oportunidade de visitar o seu blog, para ler o post que refere, sobre o qual não me pronunciarei como é meu costume.

Cumpts
Zé Ferradura