segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Será isto normal vindo de um responsável Autárquico!?

Como diz uma música do António Variações "...É para amanhã bem podias fazer hoje..."

Porque não ponderaram que a existência de alguma falha podia comprometer a entrega da candidatura?

Que responsabilidade é esta?

21 comentários:

Anónimo disse...

Quais candidaturas futuras? Tão cedo, para este fim não vai haver nada!
De qualquer forma é grato saber que, agora, as candidaturas estão a ser preparadas mesmo quando não há nada a candidatar-se. É que esta foi preparada com 20 dias de antecedência.
Por alguma razão o Sr. Presidente manifesta tanta preocupação e compreensão para com as pessoas que "falharam". É que ele sabe muito bem como é que a coisa foi preparada. E também sabe que as pessoas que "falharam" não vão aceitar servir de bodes expiatórios de uma situação para a qual não contribuiram. Mas verão que tudo vai ser "suavisado", até que mais ninguém fale do assunto.
Já agora. Seria interssante ver o Sr. Sousa Pereira fazer um verdadeiro trabaho de investigação jornalística, trazendo a público a verdade dos factos. O Barreiro ficar-lhe-ia mito agradecido.

LuisPVLopes disse...

Estou de acordo que foi e é uma falha, que não se pode tolerar, assim como estou de acordo no apuramento das responsabilidades, doa a quem doer.
Não é admissível que num qualquer processo, que implique responsabilidades deste calibre, independentemente de um eventual chumbo da candidatura em caso de cumpridos todos os requisitos, inclusive o prazo de entrega, sendo o mais provável de acordo com o histórico existente, deveria por isso mesmo existir sempre 2 planos a considerar 2 eventuais situações, o A e o B, sendo que o A seria o plano a levar avante e a cumprir todos os tramites, com a entrega a ser cumprida numa vantagem de alguns dias, sendo que o B implicaria no mínimo o cumprimento da entrega até às 24 horas que antecedessem o prazo estipulado.
Isto não foi acautelado, nem pela CMB e seus serviços, nem por outras Câmaras e seus serviços, o que É GRAVE!
Eu prefiro ter sempre um maior número de munições do meu lado que as dar de graça e de forma irresponsável ao (s) meu (s) adversário (s).

Aguardo pois resposta satisfatória, doa ela a quem doer.

Contudo reconheço a falta de vontade política por parte do actual governo e outros anteriores, em darem ao Barreiro as viabilidades de que este necessita para poder ser um verdadeiro pólo atractivo em diversas vertentes, sociais e económicas.
Tendo o Barreiro chegado a um estado de quase abandono pelo poder central, à laia de castigo pela opção da população barreirense se fazer sentir nas urnas pela coligação CDU (PCP e Verdes).
Apenas e como estandarte propagandístico, o actual governo, após sistemáticas recusas de elevadíssima necessidade para o Barreiro e para a sua população, acedeu na TTT e após ter chumbado o POLIS mais completo que ia desde o cais das instalações fabris na avenida Bento Gonçalves, até à seca do bacalhau, logo se apressou a optar e a aprovar um POLIS bem mais curto, que apenas vai da Verderena à seca do bacalhau, uma vez que a muralha do agora passeio Augusto Cabrita, foi um melhoramento provocado pela sua derrocada, única e exclusivamente.

Ouss

Ana Camarra disse...



Só volto ao serviço dia 9.
Volto antes ao Barreiro, até lá ....

beijocas

Anónimo disse...

Oh Sensei!!! Deixa-te de conversa da treta. Agora que a coisa está negra para o teu lado vens com esta conversa da treta. A coisa é simples: ou se é competente, ou não se é. E o resto são tretas. Ponto final!

Anónimo disse...

Já agora, mais alguma informação que certamente ajudará a perceber o que realmente aconteceu:
O concurso para este programa desenvolvido através do QREM e no âmbito do Programa Operacional Regional, "Política de Cidades - Parcerias para a regeneração urbana (REPRU)" e que contempla operações no domínio de "Programas integrados de valorização de frentes ribeirinhas e marítimas"; decorreu, conforme o Aviso nº 2 - PRU, de 21/02/2008 a 15/05/2008 e contava com 15 milhões euros. No Barreiro, sabe-se lá porquê, só em finais de Abril, 15 a 20 dias antes do fim do prazo, se começou a fazer algo.
Palavras para quê? É a incompetência no seu melhor. Só me questiono o que fará a chusma de assessores, pagos principescamente! Também devem andar muito ocupados com a acção política, de bandeirinhas na mão, em “manifs” nas Festas do Barreiro.
Senhores, que mal fizemos nós para termos que aturar esta gente. Esta gente que enterra dia a dia o Barreiro. É desolador ver o estado da nossa cidade: lixo, ervas por todo lado, ruas e passeios esburacadas e pejados de caca de cão...
E depois vêm a torto e a direito, por tudo e por nada, com a conversa do "Barreiro Novo". Será que o Barreiro novo se resume a um centro comercial, um mercado e uma avenida. E o resto? É paisagem?
Perante tudo isto, diria como o outro: Não posso mais... viver assim!

Anónimo disse...

Só para expressar total concordância com o Anónimo de 2/Set às 12:29h, principalmente sobre a parte final:
- A falta de limpeza é uma triste imagem de marca do Barreiro e a freguesia do Alto do Seixalinho é de um desmazelo só justificável pela incúria e incompetência pura e dura;
- Ecopontos a deitar por fora, contentores idem, lixo espalhado no chão, buracos nos passeios, ervas a crescer por todo o lado, dejectos de cão e outros factores de desconforto e insalubridade;
- Outra coisa interessante que se vê por este Barreiro são as mobílias abandonadas (e outros "monos") que algumas pessoas deixam "conscientemente" à balda até ver se e quando alguém as apanha e que ficam a obstruir a via pública até que alguém se lembre... Um relaxo generalizado, que infelizmente não espanta;
- É do tal "Barreiro Novo" que estas coisitas fazem parte? Do mesmo que desbarata a possibilidade de vir a obter fundos do QREN para requalificar a frente ribeirinha?
- E que para abafar vêm agora falar em futuras candidaturas a algo que não está previsto. Santa paciência para tanto branqueamento...
Dito isto, só para clarificar que não há dúvida de que a requalificação do centro é uma intervenção que já vem tarde e que faz muita falta concluir e que a dimensão do que está a ser feito é realmente substancial. Mas há que lembrar que a cidade e o município não se resumem a 3 ou 4 ruas, um largo e um túnel, a que se juntam um shopping e mais 3 ou 4 rotundas e um "atravessamento provisório", um estacionamento e um mercado de cara lavada. Se o desmazelo continuar a viver lado a lado com tanta modernidade, mantém-se o fraco nível de qualidade de vida e a atractividade próxima de zero.

Zé do Barreiro disse...

( ZÉ FERRADURA, ESTE COMENTÁRIO É QUE VALE. Obrigado )

Caro ultimo anónimo,

Porque me parece pessoa muito bem informada sobre esta matéria, e mudando de assunto ( recuso-me terminantemente a "embarcar" na "incúria dos 12/10 minutos" ), responda-me se o "Clube Náutico do Barreiro"/ Sr. C. O. Bóia, ia ser contemplado nas verbas dessa candidatura e ... já agora, de quanto seria o valor que lhe estaria destinado.

Só cá por coisas ...

Fico-lhe antecipadamente agradecido,

Zé ( do Barreiro ).

LuisPVLopes disse...

Oh anónimo pá, de 2 de Setembro de 2008 pelas 10:17

Eh pá deixa-te de tangas, a situação está longe de ser negra para o lado que a queres pintar, a incúria é o lema deste país, ou pensas que do teu lado não sei a negritude que por lá grassou e grassa!... Olha!... Não acendam as luzes, não e depois queixem-se que dói ao sentar.

Reafirmo aqui e com respeito pelo Zé Ferradura, que houve incúria, sim senhor e apenas isso, agora não confundam a poça com o oceano, haja juízo e discurso a condizer.

Caro Zé Ferradura, desculpe o meu "discurso mais directo, dos meus comentários no seu blogue, mas à certos "tratos" que me fazem saír do sério.

Ouss

Zé Ferradura disse...

Meus caros,

Perfeitamente de acordo há mais vida no Barreiro para além do forum, do mercado e da Av.Alfredo da Silva!

Basta dar uma volta pelo Concelho!

Já agora para ajudar ao debate neste blog podem sempre acrescentar outros assuntos, como comentários ou enviar para o nosso correio fabricadosal@gmail.com ou basta clicar na caixa de correio da página inicial.

Cumpts
Zé Ferradura

Zé do Barreiro,

Publicado tal como solicitado.

Também estou curioso em relação à questão que coloca ao anónimo 2 de Setembro de 2008 12:29.

Cordiais cumprimentos
Cá do Zé, o Ferraura

LuisPVLopes disse...

Anónimos de 2 de Setembro de 2008 das 12:29 e das 15:11, inteiramente de acordo convosco face aos factos que relatam e com os quais constatamos dia-a-dia, assim:
Pessoas com cãezinhos a defecar nos passeiros públicos e que não recolhem os dejectos com um simples saquinho de plástico. Pessoas que colocam monos na rua a qualquer dia e hora, sem usarem o nº gratuito que a CMB faculta.
Pessoas que abandonam viaturas velhas ou sinistradas, "ad eternum" na via pública, não procurando portanto uma solução para as mesmas.
Pessoas que despejam o lixo a granel (poupando o saco de transporte com que retornam), dentro dos contentores.
Pessoas que colocam comida para gatos e ou cães vadios na via pública, atraindo assim também ratos e ratazanas, pois criam desta forma fontes de alimento fácil a estes parasitas portadores de graves doenças, para as demais pessoas.
Pessoas que despejam lixo orgânico nos eco pontos, independentemente da informação disponível e mesmo imagens claramente esclarecedoras afixadas nos mesmos.
Pessoas que queimam eco pontos e papeleiras, ainda que partem os vidros dos candeeiros de iluminação pública (vandalismo).
Pessoas que não respeitam as barreiras limítrofes de uma área ajardinada, deslocando e colocando para e na mesma, os seus animais de estimação para que estes defequem e estraguem a área, ainda subtraem flores que levam para as suas casas.

Pronto!... Ainda poderia continuar que tinha pano para mangas, mas acaso este comportamento tão típico do comum cidadão, é culpa do executivo camarário?!... Não será devido a uma educação pouco conseguida em casa e de uma inqualificável falta de respeito para com o próximo?

Acaso acham, que a CMB deveria pagar gratificados e ter 1 polícia a cada esquina em simultâneo 24 H sobre 24 H, 7 dias vezes 7 dias, 365 dias por ano?
Só se o MAI fizesse deslocar todos os efectivos policiais do País para cobrir o Barreiro e, mesmo assim teríamos que colocar, eventualmente as forças armadas, ou mesmo a NATO, pois eu acredito que o mesmo se passa por todo o País, claro que nuns pontos mais do que outros, mas assim sendo e para vos satisfazer, teríamos de que fazer o mesmo em todo o território Nacional.
Já sei!... Criava-se uma polícia secreta, com uma rede de informadores bem delineada e pouco a pouco incutia-se o medo nas populações, quem vigia quem e o quê!... Assim desta feita prendiam-se alguns culpados, torturavam-se um pouco, o pingo-pingo, ou o sempre em pé, a do sono, enfim umas coisas assim, para além de autuações bem pesadas, mas apenas por denúncia e para estabelecer o MEDO.
Iam ver que isso faria com que acabasse num instante este género de comportamento.

AÍ SIM TERÍAMOS ENTÃO UM BARREIRO E UM PAÍS NOVO, mas à custa do quê?

Ou acham que a candidatura ao QREN, mesmo que fosse aprovada, ia resolver isto tudo?

Cumprimentos

LuisPVLopes disse...

Em:
http://www.porlisboa.qren.pt/np4/86.html

Pode-se ler:
"Aprovação de projectos - Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana (REPRU)
A Comissão Directiva do Programa Operacional Regional de Lisboa, aprovou a 14 de Agosto de 2008, seis candidaturas no âmbito do concurso “Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana” (REPRU) para operações no domínio de “Programas Integrados de Valorização de Frentes Ribeirinhas e Marítimas”, com o financiamento FEDER de 16.047.770€"

De facto gostaría de saber, quais as candidaturas a este programa do QREN que não foram aprovadas, mesmo tendo sido colocadas dentro do prazo estipulado, lá isso gostaría!

Anónimo disse...

Caro Zé do Barreiro.
Tendo em conta a "profunda" ligação do Sr. C.O. (Bóia) ao executivo camarário (sobretdo à Srª Vereadora Sofia) é óbvio que estava na calha a ajudinha para a construção do restaurante à beira Coina, perdão pelo lapso, queria dizer do Clube Náutico do Barreiro.
Não foi a CMB que lhe "certificou" a existência do Clube que, por sinal, nunca teve qualquer actividade ou atleta e nem sequere stá inscrito em qualquer associação ou federação desportiva? Não foi este executivo que o laureou e o faz laurear pelo Turismo da Costa Azul do seu camarada Eufrásio Filipe, sem que se perceba, factulamente, a que propósito? (farto-me de procurar um possível contributo eventualmente dado por este senhor para o desenvolvimento do turismo da Costa Azul. Será aquele contentor muito colorido que ele colocou no areal que lhe valeu tal reconhecimento?)
A propósito. Parece que ele está de partida para mais um daqueles "campeonatos do mundo de remo" inventados por ele, onde vai ganhar mais uma carrada de "títulos mundiais". Estranho o SP ainda não ter noticiado o assunto no "Pravda".
Mas já me chegou aos ouvidos que algumas figuras do PS local também não descuram afigura e já o andam a requisitar para umas almoçaradas. Pelo menos é o que ele diz por aí. Será verdade? A ver vamos. Prometo que manterei o pessoal informado.

Anónimo disse...

Sr. Sensei,

É realmente bom ver que está de acordo com alguma coisa, mas o empolamento que faz da sujidade do Barreiro até chegar à sugestão de termos a NATO a fiscalizar é de uma imaginação assinalável...

De facto, o desleixo com que nos confrontamos nas nossas ruas decorre, em grande medida, da falta de civismo das pessoas (vê-se a situação a que chegamos pelo "civismo médio" dos eleitores barreirenses e as ruas são um bom sinal disso), mas o município certamente poderia fazer bastante mais.

Será que, por exemplo, a limpeza dos contentores de lixo (falo da lavagem dos mesmos, não da recolha em si) não deveria ser mais frequente (se é que existe)? Será que os contentores em algumas zonas não são poucos? Ou a recolha tem uma periodicidade desadequada? refere-se a um "número gratuito" para recolha de monos, será que é o 212068716 (grátis?), que está indicado nas "catacumbas" do site da Câmara e também "encafuado" no site da Amarsul (também esta com uma acção que claramente deixa a desejar, independentemente da falta de civismo no uso de ecopontos)?

Já sobre espaços ajardinados o melhor é não falar muito nesse tema, pois apesar de existirem alguns, o mais comum é espaços "ervados" que fazem parte da feia paisagem. Há, por exemplo, em alguns locais umas "floreiras" muito jeitosas em cimento, de formato côncavo, usadas essencialmente para dois fins: obstrução da via pública (passeios) e depósito de garrafas de vidro vazias e outros lixos.

A questão do QREN nada tem a ver com stas questões directamente, mas ilustra uma certa forma de estar, pautada pelo deixa-andar, pelo desleixo e pelo desinteresse.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sensei.
E o que é que sugere? Que se espere, calmamente, que geração após geração se vão mudadndo os hábitos. Será que a autarquia, fazendo usos do seu poder, enquanto ente administrativo, não pode catalizar esta mudança? Claro que pode. Tem toda a legitimidade para o fazer, para "reprimir" as atitudes que refere. De resto é o que se fez e faz por essa Europa fora. Só que nunca mais se acaba com os traumas da "repressão", baralnahdo tudo. Já agora, diga-me lá se acha que não proceder ao arranjo dos passeios, das ruas, ao arranque das ervas e à manutenção dos espaços verdes também tem algo a ver com as tais práticas das pessoas. Gostei especialmente da sua dissertação com NATO e tudo à mistura. Melhor ainda são as suas considerações sobre o QREn "Gate". Gostei sim senhor! Quando é que Sr. se enxerga?

Anónimo disse...

Permito-me corrigir: o nº de telefone para a recolha de monos já não é (há mais de 1 ano) o 212068716. Agora é o 212068641. Só que na CMB, de tão entretidos que andam com as psuedo opções participadas (vem aí a 3ª levada), ainda não tiveram tempo para alterar os números. De resto muitos estão desactualizados. Quando contactei a CMB, uma senhora muito dona do seu nariz, informou-se que isso era por causa da PT que tinha mudado os números. Pois!!! É a eficiência e competência no seu máximo. Porque será que o Barreiro está como está? Com peças destas!
De resto por diversas vezes me dirigi ao município apresentado reclamações e sugestões. Receberam alguma resposta? Nem que fosse para confirmar que receberam? Não? Eu também não? Digo-vos: estamos tramados! Com esta gente (que são muitos, para aí uns 1.500) setamos tramados!

Zé Ferradura disse...

Meus caros,

O debate está bom só não aceito que existam trocas de galhardetes, senão a malta intervêm!

Caro Sensei concordo em parte com o que diz, quanto à parte da ironia vá lá não é necessária dessa forma.

Faço apenas um pequeno reparo. Não está em causa o facto da candidatura que poderia vir a ser aprovada ou não, mas sim a incompetência pelo desfecho lamentável da mesma não ter entrado dentro do prazo, além de incompetência é irresponsabilidade.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro anónimo de 3 de Setembro de 2008 10:18,

A questão que levantou e que deu como resposta ao Zé do Barreiro é estonteante, no mínimo!

Cumpts
Zé Ferradura

LuisPVLopes disse...

Caros ANÓNIMOS, nem preciso de vos referenciar, pois sabeis a quem me refiro, isto de fazer do blogue dos outros local de amena cavaqueira, não creio que esteja muito correcto, tomar assim o espaço de outros bloguistas, ainda que não joguem na mesma equipa que nós, para trocas de galhardetes, uma vez que e, no meu caso tendo eu um blogue, menos se justifica estar a dissertar em blogues alheios.
Assim deixei os meus considerandos aos vossos comentários, em forma de post no meu blogue.
Caro Zé Ferradura, as minhas desculpas mas os assuntos só em parte referem ao post, logo achei justo para todos a transferência.

Cumprimentos

Ouss

Zé Ferradura disse...

Caro Sensei,

Gostei da sua postura.

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Eu não gostei nada!

Ou sou obrigado a ter um Blog?

Se ele escreve aqui, e lhe contrapõem aqui, só tem que responder aqui!

OLhem! que se lixe isto tudo. Vau mas até à prais!

OUSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

Zé Ferradura disse...

Caro ultimo anónimo,

Tenha calma que não é obrigado a ter um blog, mas o facto do Sensei pretender discutir, um assunto que nada tinha a ver com este post, no blog dele penso ter sido uma decisão acertada. Penso que compreenderá!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Sr. Zé Ferradura,

Só para me demarcar do "outro" anónimo que aqui também comentou não apenas o seu post mas depois respondeu a comentários do Sr. Sensei, e que resolveu, também aqui, expressar opinião a 4/Set às 18:01h.
Da minha parte não tenho nada a dizer, o espaço é seu e gerido por si e nesse sentido, se achar que devo, comentarei o post no bolg do Sr. Sensei e aí eventualmente opinarei.
Só lamento não ter tido a sorte de ter ido à praia...
Obrigado e cumprimentos