Uma onda de violência que tem vindo a crescer na Margem Sul do Tejo tem como protagonista um grupo de jovens, provenientes das favelas brasileiras, com cadastro, a grande maioria ilegal em Portugal, que tem como lema de vida a violência e que se diz «sem passado nem futuro».
Segundo avança a edição desta sexta-feira do Correio da Manhã, os jovens, com idades entre os 19 e os 22 anos, dizem-se membros do «Primeiro Comando de Portugal», um clone de uma organização criminosa, o «Primeiro Comando da Capital», criada nos anos 90, no Brasil, por um grupo de presos em São Paulo, que tentava combater o sistema prisional através da violência.
Muitos deles a residirem no nosso País com compatriotas, a Internet é o veículo que mais utilizam para fazer passar a sua mensagem, afirmando, no site do grupo, que não gostam de livros, ouvem música rap e que «não têm passado, nem futuro».
10 comentários:
Passei aqui para dizer que já estou bom e de volta ao activo.
Obrigado pela preocupação e pelos votos de melhoras.
Um abraço e bom fim-de-semana.
Zé Ferradura
Sinceramente isto está a passar das marcas, de facto a criminalidade está em alta, mas não será um fenomeno diferente daquele que nos querem dar a comer?
Não será fruto das condições sociais, também.
Depois, não se ofenda, mas o Correio da Manhã não é nenhum exemplo de bom jornalismo, sério e isento.
O Correio da Manhã é um jornal muito mal feitinho, eu vejo-o quase todos os dias, por um motivo simples, um vizinho de manhã na pastelaria pergunta amavelmente se não quero dar uma vista de olhos, quando digo que não ofende-se, como tal passo os olhos por lá: crime, crime e mais crime.
Depois pergunto:
Se isso fosse verdade, assim tal e qual, não era um mau serviço divulgar em vez de alertar as autoridades?
Se isso fosse verdade e estivesse a ser investigado, não era um mau serviço divulgar?
Não prejudicaria a investigação?
Tenho muitas dúvidas com o Correio da Manhã, sinceramente.
beijocas
O PS vai tratar deles. Com as leis que tem aprovado é uma questão de dias.
Parabéns PS vós sois o exemplo para o futuro!!!
"eu quero acreditar"
Ana,
Não me parece que nos estejam a tentar influenciar, mas que as pessoas se sentem inseguram sentem!
Acho que é um jornal sensacionalista(até não é dos que leio habitualmente) mas que retrata a sociedade Portuguesa, retrata.
Bj
Zé Ferradura
Viva o PS, a partir de hoje, finalmente os cães trabalhadores vão estar de trela, finalmente os patrões têm a sua justiça, a justiça que lhes é devida e que lhes foi cobardemente roubada em 25de Abril.
Finalmente os sindicatos não têm mais razão para existir.
Cada trabalhador é um potencial gatuno e como tal deve ser tratado.
Viva o PS, eu vou votar no PS, sem dúvida que em breve a ordem e a disciplina regressará a este Portugal, com a superpolícia os comunas vão ver o que é bom, em breve respirar-se-á o ar puro de 24de Abril, estando esses porcos vermelhos de novo no Tarrafal, no Aljube, em Peniche e se for preciso constroiem-se mais cadeias e pouco a pouco lá vão escorregando no banho e vala comum com eles.
VIVA O PARTIDO SOCIALISTA!
Caro ultimo anónimo,
Cá o Zé tambem não concorda com as alterações ao código de trabalho, aliás também já não concordava com o código Bagão Felix, e acho mesmo que é um enorme atentado aos trabalhadores Portugueses e um fracasso da camapanha eleitoral do PS.
Também é um enorme erro do PCP que defende o actual código quando antes o pretendia revogar.
Também é inaceitável que comunistas e alguns sindicalistas defendam o Código Bagão.É inaceitável dizer "Código Bagão sim, código Vieira não!"
Ambos devem ser combatidos, senão no futuro ainda ouviremos dizer "código Vieira da Silva sim e outro qualquer não."
Este é um tema que mexe cá com o Zé.
Os valores sociais são os pilares da sustentabilidade de uma vida digna e o trabalho é uma fonte da vida.
Mas meu caro este assunto não se enquadra neste tema mas é sem dúvida um tema bastante actual.
Cumpts
Zé Ferradura
Para melhor está bem está bem. Para pior já basta assim.
VIVA O PS
Caro ultimo anónimo,
Que treta de comentário pá!Issso nem dá para comentar!
Caro Zé, estou confuso!
O Sr. afirma que o PCP, apoia o actual código do trabalho?
Não sei onde leu isso, sinceramente!
Mas com o que agora fomos presenteados pelo desgoverno que temos, o anterior era assim como que um menino de coro.
Garanto-lhe que o actual código do trabalho ainda trará a este País muita convulsão, eventualmente mais do que aquela que os neoliberais estão à espera.
Agora esta do Primeiro Comando de Portugal, então este governo é assim tão incompetente que não consegue controlar as entradas de cidadãos estrangeiros (países extra comunitários), neste país?!... Não temos policia a mais nas ruas?!... Não temos excedentários em toda a FP?!... Então até havendo assim tanto FP a mais, como é que é possível Portugal se ter transformado como que um corredor sem eira nem beira para todo e qualquer delinquente que resolva por cá passar e ficar, inclusive organizar-se em associações criminosas?!... Já não conseguimos ser competentes para dar as devidas respostas às Covas da Moura entre outros sítios, ainda estamos a importar sem qualquer controlo criminosos estrangeiros?
Por favor!... Isto não é só incompetência, como demonstra bem a sua total inoperacionalidade, andam mesmo a apanhar bonés com as orelhas. Foram "contratados" para apenas e unicamente limitarem liberdades e direitos a quem trabalha, logo, quando surgem assuntos de outra índole, este governo demonstra a sua falta de plano governativo, denunciando a sua já habitual e degenerativa forma de agir em cima do joelho, pobre e irresponsavelmente.
Cumprimentos
Caro Sensei,
Não interpretou bem o que escrevi.
O PCP e alguns Sindicalistas defendem o actual CT Bagão Felix ( o que ainda se encontra em vigor não?)
O que refiro é que é inaceitável dizerem Código Bagão Sim, Código Vieira da Silva Não!
Nem o CT do Bagão Felix nem o CT do Vieira da Silva interessam! Isto é que deviam defender, pela revogação do actual e contra a revisão deste pelo Vieira da Silva!
Expliquei-me bem ? Espero que sim.
Cumprimentos
Zé Ferradura
Enviar um comentário