quarta-feira, 16 de julho de 2008

O Barreiro é o Concelho que tem perdido mais habitantes no Distrito de Setúbal!

Os Barreirenses, certamente, não têm orgulho nestes dados do Instituto Nacional de Estatística, em sete(7) anos perdemos 1079 habitantes, contrariamente aos restantes concelhos no nosso Distrito!

O facto das políticas seguidas pela autarquia não convenceu, nem convencem novos habitantes a viver no Barreiro. Tem levado, mesmo a que aqueles que se mantinham, a abandonarem o Concelho, à procura de melhores condições noutras paragens, conhecemos alguns casos que mudaram porque dizem "a Cidade está parada no tempo!"

As políticas no Barreiro têm de mudar, os factos são apresentados e os argumentos utilizados neste executivo não estão a convencer ninguém!

As políticas destes ultimos trinta anos, onde tem imperado o executivo PCP, tem os seus reflexos no Concelho!

14 comentários:

Anónimo disse...

Um geto autêntico.

Foi o que esta terra se tornou!

Lixo.

Ruas estradas esburacadas.

Casas degrdadas e ocupadas por indigentes.

Comércio moribundo.

É o Barreiro actual.

O Barreiro produto de um governo do PCP desastroso.

O quanto pior melhor, a política de terra queimada que convinha à gestão do descontentamento.

Fiquei farto e por isso fui um dos que parti!

Foi um alívio! Só lamento a sorte dos que lá ficaram.

José Gil disse...

E contra factos não há argumentos.

As pessoas foram-se embora. Tenho um post no meu blog em que faço uma leitura dessa diminuição da população e das suas causas.

Ou será que as pessoas só se foram embora durante os 4 anos do PS? Zé seria engraçado sabermos quando é que a população se foi...

É que senão ainda teremos algumas pessoas a dizer que esse êxodo barreirense é culpa dos "desastrosos" 4 anos em que o PS esteve à frente do Executivo da Câmara.

Um abraço e felicitações por este artigo

Cumpts

Anónimo disse...

Se repararem bem o Barreiro não conseguiu aumentar a população mas praticamente, conseguiu estancar a hemorrogia. Porque entre 1995 e 2000 perdeu cerca de 20 000 habitantes.
è de admirar não ter perdido muito mais porque penso que é o Concelho mais degradado do Distrito.
É só ver-mos o que aconteceu ao Barreiro a partir das cancelas (túnel) para baixo. Quem é que há 10 anos imaginou ver aquele cenário?
Esperamos que a inauguração do FORUM e o começo (será) da constriução da ponte a situação se inverta para bem de todos aqueles que amam esta cidade!!!
Um abraço a todos os que acreditam no futuro da nossa querida terra não importa quem mande nela, seja PS, seja PC, seja BE camarros ou não Camarros.
"Inocente"

PS: Zé Ferradura tenho que reconhecer que o senhor é um democrata ao contrário de outras paragens

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de16 de Julho de 2008 20:52,

Respeito seu ponto de vista e partilho da opinião que temos um Barreiro degradado.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro Gil,

Nem por acaso o anónimo seguinte fez um comentário nesse sentido, mas irei divulgar mais dados em relação a anos anteriores.

Agradeço quanto à felicitação.
Cordiais saudações
Zé Ferradura

Caro Inocente,

Agradeço o seu contributo. Já agora, pode aqui deixar como chegou a esses valores de 20000 habitantes entre 1995 e 2000? O Fábrica do Sal agradece.

Quanto ao Zé Ferradura ser um democrata, estimo e agradeço o seu ponto de vista, já em relação ao que pensa sobre "outras paragens", compreenda, mas não o faça aqui, agradecemos.

Obrigado
Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

De facto o início dos anos 90 foi um marco para o Barreiro.

Foi por essa altura que mais se sentiu o fim ou o definhar de empresas como a Quimigal, sucessora da CUF, a Lisnave, a Siderurgia, a EMEF, etc.

Foi a altura em que muitos pré-reformados ou refromados antecipadamente foram saindo do Barreiro, rumo às suas terras natal, sem que existisse qualquer atractivo para atrair novas gentes que os substituíssem.

Bem pelo contrário. Nume altura de grande desenvolvimento socio-económico do país, talvez o único pós-25 de Abril, com os milhões a “escorrerem” da Comunidade, o Barreiro entrava em profunda depressão colectiva.

E essa depressão teve uma razão bem concreta. Não houve da parte de quem comandava os destinos desta terra a vontade para encetar novo paradigma de desenvolvimento. Na verdade, estou cada vez mais convicto que não enveredou deliberadamente. Por razões puramente ideológicas, diria mesmo. Havia que manter o estatuto dos descontentes, a imagem da cidade operária, que na verdade, todos sabemos, já não era. Era esse o “alimento” de um partido caduco ainda a braços com as mazelas provocadas pelos decidentes pós queda do muro de Berlim, fim da URSS, reunificação alemã, etc.

E é por isso que eu os responsabilizo e não esqueço. Por mais que Sr. Sousa Pereira venha com as suas inferências convidar-nos a esquecer o passado e olhar para o futuro.

É um facto que o caminho se faz caminhando. Mas também é verdade que importa olhar para trás e aprender com os erros do passado.

Cansei-me, e fui-me embora. Porque já não podia ver tanta inépcia, tanta degradação, tanto abandono. Quando os mesmos, “sem saberem ler nem escrever” reconquistaram a Câmara, desisti. Conclui que desta terra pouco já havia a esperar.

E o facto é que maior parte de quem lá vive, já nem liga. Vai trabalhar para qualquer outro lado, pois no Barreiro já não há trabalho, e regressa noite para jantar e dormir. Aos fins-de-semana é vê-los a fugir para longe dali. Qualquer centro comercial serve. E eles são mais que muitos nas imediações.

Que razões haveria para fica por ali. Ruas porcas e degradadas, lixo pró todo o lado, falta de espaços de recreação e de lazer, falta de equipamentos desportivos. Uma zona ribeirinha de quilómetros nojenta, desordena e invadida por barracas. E que mais… Santo Deus!!!

Lamento Sr. Sousa Pereira. Provavelmente não tenho tanta resistência quanto você. Ou motivação... sei lá!? Provavelmente, Feud explica isso!!!

Mas retornando à "vaca fria". Se de facto entre 1995 e cerca de 2001 o Barreiro perdeu cerca de 20.000 habitantes, a verdade é que essa perda foi essencialmente nos estratos etários mais elevados (os tais pré-reformados e reformados antecipadamente).

Mais grave é que nos últimos anos as perdas têm sido os mais jovens a ir embora, com é o meu caso e de outros ainda mais jovens.

É isto que deve dar que pensar.

Eu, embora fora estou sempre com um olhe dentro. Ainda tenho alguma fé que a situação se inverta. Mas acho que muito dificilmente com quem comanda os destinos do Concelho.

Como acreditar que pessoas que acham a URSS ainda não acabou, que enaltecem as acções das FARC, que admiram a Coreia do Norte, etc. podem alguma vez promover a enorme mudança de rumo de que o Barreiro precisa.

Pode ser! Mas tenho muitas dúvidas.

Anónimo disse...

Todo este problema que o Barreiro, e os que amam o Barreiro, vivem teria sido ultrapassado de uma maneira simples bastava que para isso tivessem dado ao Barreiro aquilo que lhe era devido há muito tempo. Sabem o que era que tinha mudado todo o Concelho do Barreiro e arredores? ERA A PONTE QUE FOI PARA O SAMOUCO E ERA NOSSA!!!
Mas não tivemos força e o Governo Central F.... o Barreiro.
Já agora quem tem dominado o poder Central?
"Inocente"

Anónimo disse...

Oh Inocente. Não se arme em inocente!

Então não se lembra como até 2001 os nossos autarcas se dirigiam ao poder central?

Era de "punho erguido" sempre numa postura reivindicativa e vez de procurar obter numa base negocial vantgens para a nossa cidade, capazes de suprir as dificuldades resultantes da decadência e fim das muitas empresas industriais que empregavam milhares de barreirenses e que geravam disponibilidade suficiente para um comércio florescente.

Esse foi o grande erro de quem cegamente colocou os interesses partidários e ideológicos acima dos interesses do Concelho.

E não julgue que teria sido uma ponte que teria alterado isto, caso não houvesse uma mudança de postura desses senhores.

DE resto, eu até tenho cá uma desconfiança que, bem no íntimo, aquels senhores não queriam por cá a ponte. Tendo em conta, que poderia ser o princípio do fim do seu domínio!

Anónimo disse...

Ver diagnóstico Social do Concelho do Barreiro publicado em 2005

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo,

Sim, e o que tem ?

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Completamente de acordo com o anónimo das 21:23, a sua história parece-se em muito com a minha.

Só discordo no ponto em que atribui as culpas a "pessoas que acham a URSS ainda não acabou, que enaltecem as acções das FARC, que admiram a Coreia do Norte, etc.". Não me parece que o problema esteja na orientação ideológica do partido que mais tempo deteve o poder autárquico no Barreiro, porque também o deteve noutros locais e aí há obra feita. O problema foram mesmo os dirigentes que nos calharam na rifa... mesmo depois da mudança de "cor".

Talvez agora se inverta a tendência... ou talvez não. Enfim, por enquanto vai-se dando o beneficio da dúvida...

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo,

tem todo o direito de concordar com quem entender, nós aqui não o vamos censurar por tal!

Quanto aoa benefício da dúvida, não lhe parece tempo demais para "benefício da dívida"?

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Caro Zé Ferradura,

Concordo que já passou bastante tempo, mas tenho seguído com atenção as mudanças que têm ocorrido, principalmente no centro da cidade, e gostava de ver o resultado final antes de "acabar" com o beneficio da dúvida. Agora que o passado não abona em favor de quem lá está, ai isso não abona mesmo, e até dificulta a análise objectiva que me esforço por fazer.

Também não quer isto dizer que concorde com todas as mudanças, a estátua estava bem onde estava, por exemplo, e os argumentos de que "não se enquadrava numa praça moderna" são completamente absurdos.

Zé Ferradura disse...

Caro Salineiro,

Obviamente que temos o direito de concordar ou não com tudo o que está a ser feito.

Já agora, em relação à obra do forum, concorda que tenha passado de 3 pisos de estacionamento para 2pisos o estacionamento e com isso o promotor imobiliário ter "arrecadado" 5 milhões de euros ?

Sé para saber.

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Caro Zé,

Desconhecia a história da cave. Que tal um post a explicar isso melhor?

Cumprimentos,
Salineiro