terça-feira, 22 de julho de 2008

Passagem pedonal superior, no IC21, de acesso ao Modelo e urbanização do Alto do Romão não cumpre com a lei de acessibilidade a todos os cidadãos!



Esta passagem pedonal que se encontra a ser construída não cumpre com legislação de acessibilidade a todos os cidadãos.


A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática, contribuindo decisivamente para um maior reforço dos laços sociais, para uma maior participação cívica de todos aqueles que a integram, e consequentemente, para um crescente aprofundamento da solidariedade no estado social de direito.

O acesso a qualquer dos sentidos, seja ao Alto do Romão ou Vila Chã tem de, obrigatoriamente, priveligiar aqueles que têm mobilidade condicionada, seja por se encontrarem em cadeiras de rodas, pessoas incapazes de andar ou que não conseguem percorrer grandes distâncias, ou pessoas com dificuldades sensoriais, cegas ou surdas e ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos devem ter uma maior facilidade de acessibilidades.
Compete ao estado, a incumbência, de acordo com a Constituição da República, a promoção do bem-estar .e qualidade de vida de todos os Portugueses.

Mas, as Câmaras Municipais indeferem o pedido de licença ou autorização necessária ao loteamento ou a obras de construção, alteração, reconstrução, ampliação ou de urbanização, de promoção privada, referentes a edifícios, estabelecimentos ou equipamentos abrangidos pelos n.ºs 2 e 3 do artigo 2º, quando estes não cumpram os requisitos técnicos estabelecidos neste decreto de Lei: http://www.lerparaver.com/node/444., Diário da República nº 152 Série I de 08/08/2006.

31 comentários:

Anónimo disse...

Este deve ser mais um artigo para retirar.
Mas, já agora, se a Camara quiser o exemplo de um túnel que foi feito a pensar em todos, sobretudo nos mais idosos, as cadeiras de rodas, os deficientes, os cegos etc, esse exemplo é o viaduto da da passagem de nível da Recosta. É um viaduto que cumpre todas as regras. Exemplo foi o dia da inauguração que o Presidente da Câmara, o senhor Xavier, passou de carro e fugiu pois não parou.
Sei que não foi a Camara, PS, que o mandou construir mas permitiu e foi conivente com esta aberração e sobretudo numa altura que, praticamente, já não passavam comboios.
"Inocente"
PS: Já agora parece que desapareceu, sem nenhum explicação, um artigo que eu comentei. Será que estou errado?

Zé Ferradura disse...

Caro Inocente ( o que não tem nada),

Mude um pouco a sua postura nos comentários!

Confessamos que colocámos um artigo sobre as casas devolutas que não se enquadrava com o título, e como nós é que decidimos o que publicamos, estamos conversados!

Relativamente a qualquer obra no Barreiro, tenha dó do que diz, quantos anos esteve o executivo do PCP na CMB ? Pois estamos conversados também!

Tenha mas é atenção ao que se está a passar neste momento com o PCP na CMB, e olhe que apenas falando do 3º piso do estacionamento do forum! Também podemos estar conversados!

Quanto ao viaduto a que se refere em que diz que "praticamente já não passavam comboios", pois fique sabendo que é o actual executivo PCP que está a preparar para que nunca mais ali passem comboios e quem são os interessados em ali urbanizar? Pois investigue!

Bem ficamos por aqui que é melhor!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Li o comentário do Ferradura e gostava que explicasse às centenas de pessoas quie lêm e consultem este blog a frase:
"ficamos por aqui é melhor"?
Será que todos nós corremos rsicos ao comemtar aqui?

Anónimo disse...

Oh Inocente.
Diga lá que outra solução haveria para a PN da Recosta?
Não entendo. Francamente! Durante décadas se reclamou a solução para aquela PN que pôs os nervos em franja a muita gente (entre eles eu que morava na zona e tinha que a atravessar várias vezes ao dia!). Quando se fez o viaduto, aqui d'el Rei que havia que manter a passagem nivelada para os peões. Só visto. Só mesmo nesta terra! Quando por todo o lado se suprimem as PN, nós, cmarros, pretendemos mantê-las. Deve ser por gostarmos de nos "bater" com os combóios! Não há pachorra!!!

Mas já que fala em obras maravilha, feitas ou permitidas pela Câmara: O que me dizem daquele "maravilhoso" túnel do Barreiro A? E as suas consequências? Até dá dó passar por aquela zona! Parece que estamos num subúrbio qualquer daquelas cidades em decadência. E não será isso mesmo que se está a passar no Barreiro?
Faça-se uma reportagem fotográfica deste Barreiro decadente. Para que todos possam ver ao que se chegou! Edifícios com janelas, portas e montras emparedadas; grafitis por todo o lado; casas degradadas; passeios com buracos e cheios de lixo e ervas; ruas esburcadas e remendadas;... é este o Barreiro que os Srs. da Câmara nos proporcionam!
Um sítio "maravlhoso" para se viver!

Uma curiosidade a que assiti hoje de manhã: ali naquela urbanização na Av. do Bocage, junto à Repsol (antiga Shell), em frente a umas lojas onde há um degrau, por sinal todo esburacado e e semi-destruído,vi um funcionário camarário a arrancar erva do passeio, pasme-se, com um canivete!!! Isso mesmo, um canivete!!! Pena não ter uma máquina fotográfica!

Anónimo disse...

Calma pessoal.

O canivete devia ser para proceder ao transplante do especime vegetal para outro ponto do concelho, operação que deve ser executada com instrumentos de precisão.

Quanto ao facto de já quase não passarem comboios na área do concelho e como é uma afirmação recorrente, eu pergunto:

Se praticamente não passam comboios e as estações estão desertas porque motivo se vai proceder à electrificação da linha?

Capricho? Quioto?

Zé Ferradura disse...

Boa tarde.

Caro anónimo 23 de Julho de 2008 8:20.
Aqui já viu que pode comentar sem qualquer risco, não sei onde foi buscar tal ideia.

Não entendeu ou não lhe interessava, o "Inocente" quando o Zé Ferradura disse que "Bem ficamos por aqui que é melhor!" foi no sentido de muita coisa há para dizer sobre o que de mau tem sido feito no Barreiro!

Mas, que não adiantava estar a massar mais os leitores. compreendeu? Espero bem que sim!

Cumpts
Zé Ferradura

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 23 de Julho de 2008 13:48,

Não é que a sua questão é pertinente!

Cumpts
Zé Ferradura

Ana Camarra disse...

Zé Ferradura

Não vou comentar os comentários que aqui estão, não me apetece e são num tipo de tom de achincalho que não aprecio de todo.
Quanto ao assunto em si, sinceramente já vi que se inciou a obra, não vi esses pormenores, nem conheço o projecto.
Mas penso que as acessibilidades estão regulamentadas e devem de ser cumpridas e fazerem-nas cumprir.
Já basta tudo o que está para trás.
Um exemplo tremendo é o edificio da Ordem dos Arquitectos, tem escadas e escadinhas e um elevador onde não entra uma cadeira de rodas, caricato...
Quanto á desnivelada junto ao Pingo Doce é um pessimo exemplo ou melhor é um exemplo daquilo que não de deve fazer.
Tem uma inclinação brutal, que não permite a um idoso ou a quem tem mobilidade reduzida lá passar.
Tem postes de iluminação no meio do passeio (estreito) que não permitem a passagem por exemplo de um carro de bébé.
É mesmo um mau exemplo!
Era uma obra importante mas acredito que haveria outro formato mais pratico.
Foi feita á pressa!
Penso que ainda se irá a tempo de corrigir alguñs problemas da obra em curso, espero que sim.
Mas é uma obra muito necessária dado que continuam ali a morrer pessoas atropeladas, também por inconsciência.

um abraço

Anónimo disse...

«RTP é o braço armado do Governo»
Moniz não gostou que o canal público tivesse ganho o concurso para transmitir os jogos da I Liga e criticou a política do Executivo em relação aos média

Anónimo disse...

Grandes engenheiros(as)!
Digam-me lá que soluções quanto a declives e larguras haveria para a Recosta?
Estou curioso!

E o Túnel do Barreiro A. Nomeadamente a sua limpeza e manutenção? O que me dizem? Há muita gente que até tem medo de lá passsar de dia, quanto mais à noite.

E quem lá passar tem que ter uma enorme capacidade de apneia para não cair paar o lado com o cheiro a urina e todod o tipo de dejectos.

Vão até lá e detenham-se a olhar em volta. Há cenário mais desolador?

Anónimo disse...

A mim, contaram-me que, a CMB emitiu o alvará para a construção da urbanização onde está o Modelo sem acautelar a construção da passagem pedonal.

O construtor, uma vez na posse das licenças realizou somente as obras a que estava obrigado por tal alvará de licenciamento.

Agora é uma empresa do universo Sonae que a vai realizar e a CMB " dispõe-se a isentar das taxas devidas pelo licenciamento da obra, a entidade que executar a mesma a suas expensas" e "O Município do Barreiro fará o acompanhamento da obra a executar pela SONDIS de acordo com o projecto por si aprovado e considerará compensadas à
SONDIS, as taxas devidas pelo licenciamento da obra."

Depois, "O Município do Barreiro assumirá, a partir da entrega da obra, todos os encargos e despesas que resultarem para a manutenção e conservação da mesma."


E não faço mais nenhum comentário para ninguém se sentir "achincalhado"


http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/46145541-0E78-4395-9717-BBB34455B692/7650/ProtocSONDIS_passagempedonal1.pdf

Anónimo disse...

Dito pelo autor do Projecto de Loteamento do "Alto do Romão":

Subjacente à questão levantada pelo pensador (quem e quando é o quê em cada processo) e fazendo a "declaração de interesses" pelo facto de ter sido autor do Projecto de Loteamento do "Alto do Romão", porque é público o Alvará emitido e por isso também não quebrar qualquer regra de sigilo profissional, registo que este teve o nº 3/99, ou seja foi emitido no início do ano de 1999 e que no seu âmbito não se integrou qualquer condição que previsse a construção da passagem desnivelada pedonal.


In
Comentários à noticia
http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=102259&mostra=2

Anónimo disse...

Adoro os governos socialistas, têm sempre tido um enorme sucesso, pela mão do partido socialista e com a colaboração do partido social democrata, este país é um dos da 1ª linha na Europa, onde o progresso se tem feito sentir de uma forma extraordinária.
Todo o português está feliz e contente, sobra dinheiro no fim do mês a todos, todas as obras deste país são de índole socialista, esse partido de incomparável competencia, sempre colocou os seus maiores interesses na execusão de grandes obras, mais virão para que o povo na sua imensa felicidade possa ter à sua disposição, meios e transporte eficázes seguros e rápidos, a banca com o apoio do partido socialista e do governo socialista tem garantido ao povo Português as necessidades mais básicas através de extensas linhas de crédito.
Assim a passagem pedonal no IC21 não é uma obra do partido socialista, só quando a CMB voltar às mãos do PS, essa passagem poderá ser completa, para todos, invisuais, deficientes motores. deficientes mentais, grávidas, inválidos, reformados, ex-desempregados, ministros, socialistas, sociais democratas, bloquistas, centro democratas, cães, gatos, osgas, menos essa corja de comunas, todod o comuna deverá ostentar um símbolo em pano com o desenho de uma foice e de um martelo no lado esquerdo das suas roupas, para ser reconhecido como ser inferior e único mal existente no paraíso socialista.

Zé Ferradura disse...

Ana,

Compreendo a sua posição e tem razão que a passagem da Recosta não priveligia quem tem mobilidade condicionada, mas será que vai ser corrigida? Não acredito!

Quanto a esta passagem para o Modelo ou Alto do Romão é essencial, mas que garanta a acessibilidades de todos.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro anónimo de 24 de Julho de 2008 10:34,

O que tem a questão da RTP a ver com este post? Nada. Vá lá comente sobre o assunto em discussão.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro anónimo de 24 de Julho de 2008 11:41,

Não se trata de engenharia mas de arquitectura, podia servir melhor as pessoas nos espaços do passeio, quanto à sua inclinação talvez fosse mais difícil.

A sua questão do túnel do Barreiro tem toda a razão é uma vergonha! Além do túnel o espaço circundante é arrepiante! Concordo.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro anónimo de 24 de Julho de 2008 12:25,

Está correcto o que escreveu.

A isenção das taxas é uma dádiva que a CMB faz ao Sr. Belmiro, com este protocolo, CMB,SONDIS e IGI.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro ultimo anónimo,

Tem razão quanto ao que escreveu sobre o projecto de loteamento do Alto do Romão que não tinha nada previsto sobre esta passagem aérea.

Cumpts
Zé Ferradura

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 24 de Julho de 2008 19:27,

O seu comentário é deplorável!

Quer falar da CMMoita ou da CMBarreiro há à escolha.

Haja paciência! Tem lido jornais ultimamente já viu no Distrito de Setúbal o que se vai dizendo destas duas Cãmaras por exemplo? Será mentira? Hummmm! Não me parece nada.

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Recorrente, também, é a tese de que os que criticam a CMB são indefectiveis apoiantes de Sócrates, do seu governo ou do PS.
Ou pior ainda: do Bloco!

Por mim tudo bem. Continuem!

Ainda têm que me explicar quais são, afinal, as "forças" com as quais "pretendem Convergir" para "derrotar as políticas de direita" e que exemplos querem dar "às massas" para que franjas mais amplas do eleitorado lhes confiem o seu voto.

Comportando-se da mesma maneira daqueles que criticam?

Enfiando na cabeça, quando convém, uma casquinha de ovo( com ou sem o desenho de uma foice e de um martelo no lado esquerdo) à Calimero?

Vejam mais este caso que se passa na Cidade Mais Criativa Do Lado Certo:

http://triangulodaramalha.blogspot.com/

Vejam bem o blogue todo e percebam a balbúrdia que para ali vai com os dinheiros públicos do Metro do Sul do Tejo e vejam como os "inimigos figadais" se têm entendido todos muitos bem.

Com o cidadão a ser espezinhado.
Como aqui!

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo,

Não se compreende muito bem o seu comentário.

Então diz que os que dizem mal da CMB são do governo ou são "pior ainda do bloco", então mas os que criticam a CMB deviam ser do PCP?

Ou será a velha máxima se não és deles és contra eles!?

Certamente os que criticam não querem, certamente, convergir com aqueles do género dos que estão na Câmara da Moita, por exemplo, veja-se o seguinte blog:

http://umportodostodosporum.blogspot.com/

Aqui se pode ver o que estão a fazer estes senhores do PCP, às gentes da Moita!

Já agora os que diz "pior ainda" o BE está a fazer um bom trabalho de oposição o que no Barreiro tem faltado, infelizmente!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Caro Zé Ferradura

Ao ler os comentários aos artigos que escreve neste seu blog,bem interessantes por sinal, quase me apetece chamar a este espaço
"O Blog do Zé Ferradura e seus Anónimos".
Até parece que não houve queda da ditadura há tantos anos e que as pessoas não podem arriscar-se a assinar por baixo o que escrevem. E a conclusão mais óbvia é que há pessoas que realmente não conseguem mudar nada,nem mesmo na prática do simples acto de usar a liberdade que lhes é facultada.
Mas como essa mudança possivelmente irá demorar mais algumas decadas, para nosso mal, temo que vamos continuar a ter, anónimos com fartura, passagens pedonais sem acessos como devem ser, viadutos parecidos com rampas de lançamentos de misseis, tuneis a parecerem tocas de toupeiras e pavimentos de ruas tão mal tratados que mais parecem campos de golfe com os respectivos buracos, só que bem mais juntos para mal dos nossos pobres carritos.
É o Barreiro que temos e que, pelos vistos, vai levar tempo a mudar.
Mas não desista amigo. Não desista.

Anónimo disse...

Senhor Victor,

O facto de alguns comentadores não prescidirem do anonimato num blogue não quer dizer não assumam as mesmas posições publicamente nos locais próprios.

O que se passa é que há muita "publicidade enganosa" nos jornais e na "política" e a liberdade de que fala não é facultada a todos.

Para mim um comentário anónimo tem o mesmo valor dum comentário assinado.

O que conta são os temas, as opiniões e os factos verificáveis trazidos à discussão.

Em certos meios, o exercicio pleno da liberdade de expressão tem custos muito elevados precisamente porque a tal ditadura não ruiu de todo.

Zé,

"Então diz que os que dizem mal da CMB são do governo ou são "pior ainda do bloco", então mas os que criticam a CMB deviam ser do PCP?"

Não é isso que eu penso nem acho que tenha sido isso que escrevi.

Quanto ao resto estou de acordo.

José Gil disse...

ah ah ah ah ah. Sempre que a coisa corre mal aos senhores da CDU (vulgo PCP) vêm logo dizer "Pois e os senhores do PS no Governo são uma maravilha".

Ganharam a Câmara para mostrar um Cartão Vermelho ao Governo PS e não para gerirem a Cidade.

Se uma obra lhes corre mal e são criticados por isso, logo vem alguém, anónimo de preferência, dizer que as outras obras feitas por outras gestões Camarárias de cor partidária diferente também têm obras que ainda são piores.

Conclusão, os senhores da CDU não precisam de fazer melhor, porque como os outros fizeram muito mal (na opinião deles), mesmo que só façam mal estão a ser melhores que os outros.

E com isto o Barreiro definha. Viva a CDU e e o seu projecto de cidade.

Zé, desculpe se não falo concretamente sobre o seu artigo, mas sempre que fizer referência a uma má obra da CDU ou é a favor do governo ou aparecerão uns senhores que ainda estão na clandestinidade (esqueceram-se de lhes dizer que já podiam ser do contra abertamente) a dizer que a CDU é má, mas os outros são bem piores.

Um bem haja

Anónimo disse...

O Zé Gil antes de de se despedir comum bem haja deveria depedir-se com um "A Bem da Nação".

Senhor Victor
O senhor acha que hé liberdade neste País? Lembra-se do caso Charrua?

O senhor sabe o que são perseguições nos locais de trabalho sobretudo na função pública?

José Gil disse...

Sempre que a discussão não lhes corre de feição, lá desviam eles a conversa para o deficit de democracia e para as políticas "neoliberais" do Governo PS.

Se uma obra não está em condições ou não cumpre a lei, porque é que se argumenta dizendo que as obras do PS também não cumprem. Será que por estas últimas não cumprirem as da CDU também podem não cumprir? Desde quando a prática se sobrepõe à lei?

Porque é que estamos a falar de obras mal feitas e de repente surge alguém a falar em deficit democrático? Será que estas obras são ilegais porque o Charrua foi demitido?

Ou será porque não cumprem a lei em vigor?

Uma coisa é certa a cartilha da propaganda continua em vigor e recomenda-se.

Zé um bom fim-de-semana

Zé Ferradura disse...

Caro Vitor Faria,

Sem duvida que o seu comentário mexe com as faculdades mentais daquilo que já vivemos.

Um abraço
Zé Ferradura

Caro anónimo de 25 de Julho de 2008 12:18,

Fica então a correcção feita.

Cumpts
Zé Ferradura

Caro Gil,

Cometem erros idependentemente do partido!

Mas que temos assistido a mais erros do PCP do que do PS não há duvidas, pelos anos que cada um esteve no executivo camarário, o PS um mandato e os restantes são da CDU/PCP isto são factos.

Cordialmente
Zé Ferradura

Caro anónimo de 25 de Julho de 2008 15:08,

Então não há liberdade? Tenha calma!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Os erros não se podem ver por quantidade.
Devem ve-se por percentagem do tempo de poder de cada um.
Digam-me só uma coisa bem feita pelo PS enquanto mandou na Camara.
Dou só 2 exemplos: O viaduto Recosta e a ibra na terminal fluvial onde se esqueceram de fazer uma casa de banho para para os taxistas e agora, que é verão, não se pode lá passar devido ao cheiro a mijo (nauseabundo).
Do que se podem orgulhar é da obra da Avenida Alfredo da Silva !!!

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo de 25 de Julho de 2008 21:44,

Está ser faccioso, está, está e de que maneira!

Então apenas um e só um, cá vai:

1. Em 16 de Abril de 2001, o Gabinete Coordenador do Programa Polis enviou um ofício à CMB, informando que se encontrava a decorrer o período para recepção de candidaturas à Linha 2 da Componente 1 do programa polis; Em 18 de Maio de 2001, a Câmara Municipal do Barreiro apresentou ao Gabinete do Coordenador do Programa Polis a candidatura municipal, composta por uma Ficha de Candidatura e por um Plano Estratégico de Intervenção; A área abrangida pela candidatura estendia-se desde a “Seca do Bacalhau” (Qta. Da Azinheira) até Alburrica, naquilo que se reportava à área ribeirinha, e incluía ainda o Barreiro Antigo, numa perspectiva de reabilitação urbana através da intervenção nos espaços públicos; O valor da candidatura proposta, era da ordem dos 25 milhões de euros;

2 Por ofício datado de 17 de Julho de 2001, do Gabinete Coordenador do Programa Polis, a CMB foi informada do Despacho deliberativo emitido pelo Senhor Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, em 13 de Julho de 2001; Extracto do Despacho deliberativo - ponto 5: “Considero também o referido no relatório da Comissão no que concerne ao excelente nível das candidaturas seleccionadas para análise mais detalhada e que foram apresentadas pelos promotores à Comissão.
Julgo que este trabalho não deve ser desperdiçado e que estas cidades – Barreiro, Elvas, Guimarães, Lagos, Moita e Santarém – deverão ser consideradas, com as alterações adequadas, como prioritárias no processo de selecção da Componente 4 do programa Polis.”;
Identificação dos eleitos responsáveis pelos actos e decisões atrás referidos.

Agora estas obras serão inauguradas pela CDU e são da autoria PS:

o Polis, o Politécnico do Barreiro, o Fórum Barreiro, o Tanque de Aprendizagem do Lavradio, a ETAR, entre outros.

já agora, vale a pena pensar nisto!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Isto de milhões, oficios, datas, despachos, polis, tanques, etc é muita areia para a minha camioneta e mesmo que eu a carregue várias vezes não vou lá.
Eu só queria falar de coisas simples e perguntei mas a resposta foi tudo muito confusa, daquelas que nós conhecemos tipo "PS".
Mas para acabar com a discusão tenho uma coisa a declarar "O REINADO DO PS NA CM BARREIRO FOI EXEMPLAR E PENSO QUE TODOS OS SEUS VEREADORES DEVERIAM SER CONTEMPLADOS COM A MEDALHA DE OURO DA CIDADE"
Um abraço

Zé Ferradura disse...

Oh meu caro anónimo,

Não se refugie na questão política de que a resposta foi difusa.

Concordo que o executivo PS não merecia uma medalha, mas que não teve tempo para fazer melhor em quatro anos do que fizeram outros em mais de 30 anos é verdade!

Abraço
Zé Ferradura

Anónimo disse...

Afinal a passagem cumpre com tudo, até com os 4 graus de inclinação da rampa para deficientes motores, mas que má vontade!... Ou será que há mais por detrás de tanto empenho de um "cidadão preocupado" apenas com o Barreiro?
Surgem sempre imensos e tão concertados anónimos, quase todos, para aí 90%, em cadência e na mesma clave musical do autor, quase que me sinto compelido a crer que a banda está afinada para o assalto em 2009.

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo,

Tem razão! A nossa rectificação ser+a feita com novo post muito em breve, aé teceremos os nossos comentários!

Cumpts
Zé Ferradura

Anónimo disse...

boa tarde, desde quando a ETAR é uma obra do PS? desde quando o Tanque de Aprendizagem do Lavradio é uma obra do PS? Desde quando o Politécnico é uma obra do PS? seja-mps minimamente honesto, nem que seja de forma intelectual, mas assim não!Quanto á passagem pedonal superior no IC21 a fotografia é um embuste. Eu até consigo fotografar a passagem e depois afirmar que está suspensa em nada e que não tem acessos nem para pessoas com incapacidades fisicas nem para as outras pois fica suspensa sem acessos... é por isso que os Barreirenses não quiseram mais do mesmo, depois da experiencia traumatizante de ter o PS á frente dos destinos do Concelho.

António

Zé Ferradura disse...

Caro anónimo veja:

NOVO EDIFICÍO DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO BARREIRO

Apresentação Pública do Projecto

O projecto de arquitectura do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, pólo do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), foi apresentado dia 7 de Junho de 2004, no Convento da Madre de Deus da Verderena.

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Emídio Xavier, elogiou o projecto de arquitectura e referiu, a esse propósito, que é um projecto inovador caracterizado por ter uma boa integração com o bairro, que faz não só a preservação do montado de sobreiro existente como vai implantar um conjunto de espécies vegetais que triplicarão o actual arvoredo. O projecto tem, ainda, garantido dentro da própria escola o estacionamento para professores e alunos e é constituído por um conjunto de edíficios que serão por certo uma referência para o local".

Apresentado pelo arquitecto José Mateus, este trabalho foi fruto de várias reuniões e trocas de ideias entre a autarquia, o IPS e a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

1 - Sabia que a ETAR Barreiro–Moita, que permitirá restituir a qualidade do Tejo e dessa forma virar a cidade para uma das suas maiores riquezas, só foi possível através da acção
do executivo PS?

2 - Sabia que o novo politécnico do Barreiro, que irá munir o concelho de instalações dignas para a frequência do Ensino Superior, é fruto da gestão socialista, contra a vontade do Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio e da bancada do PSD.

3 - Sabia que, por acção do PS junto da entidade promotora, o projecto do Fórum Barreiro e de toda a zona do Campo das Cordoarias passou de um pequeno projecto de especulação imobiliária para uma obra de grande envergadura que irá remodelar todo o centro do Barreiro?

4 - Isto já para não referir, a edificação da Escola Primária dos Fidalguinhos, o POLIS,o tanque de aprendizagem, os vários polidesportivos construídos, a instituição da Mostra Empresarial e Institucional e a criação da Feira Pedagógica.

5 - A mais emblemática obra do actual executivo é a rotunda dos Casquilhos!

CONCLUSÃO:
O actual executivo do PCP irá, sem sombra de dúvida, usufruir das grandes obras lançadas no mandato anterior.

Cumpts
Zé Ferradura