quinta-feira, 31 de julho de 2008

PUBLICIDADE ENGANOSA!


O computador "Magalhães", anunciado como o "primeiro portátil português", afinal só tem de português o local onde é feito e o capital investido. O computador foi anunciado, como "novidade mundial", a 3 de Abril em Shangai no Intel Development Fórum, com o nome de "Classmate PC". O portátil já está mesmo à venda na Índia e na Inglaterra.


Anunciado como o "primeiro portátil português", numa solene cerimónia em que participou o primeiro ministro José Sócrates, o "Magalhães" é apenas uma versão produzida em Portugal, sob licença da Intel.


Ao que parece, o lançamento do "Classmate PC", e o esforço publicitário que está a implicar, como no caso de Portugal onde adopta um nome nacional, é uma iniciativa da Intel, integrada na guerra concorrencial contra o projecto One Laptop for Child.

Assim é bonito e tem de continuar! E nós por cá?


Não foi a EDP que queria cobrar ao bons pagadores as dívidas dos não pagadores?


quarta-feira, 30 de julho de 2008

As obras vão condicionar o trânsito no Barreiro...

Divulgação!

Talvez seja importante equacionar se, quando o Forum Barreiro abrir, todas as acessibilidades têm condições para escoamento do trânsito, é que se tal não acontecer, quem visitar o Barreiro pode não voltar a fazê-lo!

Temo que o facto do Forum não se encontrar nas proximidades de uma via rápida ou auto-estrada seja um fracasso.

A maioria destas superfícies são construídas em terrenos fora dos centros urbanos, exactamente para potenciar a visita não só de habitantes dos concelhos limítrofes, como também dos próprios utilizadores das auto-estradas, ou seja de boas acessibilidades.

O Fórum Barreiro está a ser construído mesmo no centro da cidade, o que leva a crer que se dirige essencialmente aos habitantes do Barreiro, sem procurar alargar o seu espaço a novos e mais visitantes, o que me parece ser muito restrito e uma condicionante muito importante.


O facto da maioria dos centros comerciais desta natureza serem construídos em zonas onde não existe ainda comércio à volta, também me deixa relutante ao que poderá acontecer com os restantes comerciantes da Cidade, mesmo que as acessibilidades permitam aos visitantes a oportunidade de visitar a cidade para além do centro comercial.

Estamos a aproximar-nos da sua inauguração e é relevante levantar questões da natureza das acessibilidades, porque será uma preocupação e uma discussão de todos os barreirenses para o final deste e do próximo ano.

Cá estaremos para ver e todos esperamos que seja um sucesso!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Porque reconhecemos os erros...


No passado dia 22 de Julho publicámos aqui que esta passagem não cumpria, "com a lei da acessibilidade a todos os cidadãos".



Porque priveligiamos a verdade e a transparência, confirmamos que errámos e verificamos que a passagem cumpre.


Assim damos os parabens aos responsáveis pela obra e obviamente à autarquia, e apresentamos as nossas desculpas.

sábado, 26 de julho de 2008

Vale sempre a pena LUTAR...

"quem luta nem sempre ganha, quem não luta perde sempre!"
(Onde é que já se ouviu isto ?)

"A direcção política da Câmara Municipal da Moita (CMM) sofreu esta noite de 25 Julho mais uma vez um importante desaire.


A vitória esta noite voltou uma vez mais a sorrir para o lado das populações e dos democratas.

Foi só mais uma batalha na nossa dura e já longa resistência de 3 anos, desde o dia 5 de Julho de 2005.

As ameaças mantêm-se.

Mas hoje de novo, perderam e ficaram à míngua os Especuladores e os seus aliados no governo local, e resistiram de pé em geral os Munícipes que amam a liberdade e a transparência em democracia, e as populações dos campos do sul da Moita muito em particular.

Como se recordarão, hoje realizou-se a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal (AMM), para onde, conforme “estava escrito nas estrelas”, e conforme surgiu ao longo da semana nos dizeres e nos escritos dos eleitos do Partido Comunista à testa da Câmara Municipal da Moita (CMM), se perspectivava a aprovação final do Plano Director Municipal (PDM) da Moita."

Ver em:http://umportodostodosporum.blogspot.com/

quinta-feira, 24 de julho de 2008

terça-feira, 22 de julho de 2008

Passagem pedonal superior, no IC21, de acesso ao Modelo e urbanização do Alto do Romão não cumpre com a lei de acessibilidade a todos os cidadãos!



Esta passagem pedonal que se encontra a ser construída não cumpre com legislação de acessibilidade a todos os cidadãos.


A promoção da acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática, contribuindo decisivamente para um maior reforço dos laços sociais, para uma maior participação cívica de todos aqueles que a integram, e consequentemente, para um crescente aprofundamento da solidariedade no estado social de direito.

O acesso a qualquer dos sentidos, seja ao Alto do Romão ou Vila Chã tem de, obrigatoriamente, priveligiar aqueles que têm mobilidade condicionada, seja por se encontrarem em cadeiras de rodas, pessoas incapazes de andar ou que não conseguem percorrer grandes distâncias, ou pessoas com dificuldades sensoriais, cegas ou surdas e ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentam transitoriamente condicionadas, como as grávidas, as crianças e os idosos devem ter uma maior facilidade de acessibilidades.
Compete ao estado, a incumbência, de acordo com a Constituição da República, a promoção do bem-estar .e qualidade de vida de todos os Portugueses.

Mas, as Câmaras Municipais indeferem o pedido de licença ou autorização necessária ao loteamento ou a obras de construção, alteração, reconstrução, ampliação ou de urbanização, de promoção privada, referentes a edifícios, estabelecimentos ou equipamentos abrangidos pelos n.ºs 2 e 3 do artigo 2º, quando estes não cumpram os requisitos técnicos estabelecidos neste decreto de Lei: http://www.lerparaver.com/node/444., Diário da República nº 152 Série I de 08/08/2006.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Na Moita População venceu uma Batalha!

Esta questão da Câmara da Moita deve servir de despertar para o Barreiro, é interessante estarmos atentos às movimentações de bastidores que têm vindo a ser feitas no Barreiro!

A Assembleia Municipal da Moita, marcada para as 21:30h de quinta-feira 17 Julho ’08, nos Paços do Concelho, não se realizou. Antes havia chegado à Câmara uma Mensagem da CCDR-LVT onde, em substância, se diz já perto do fim:

“... Em cumprimento dos pontos A e B da Conclusão, emite-se parecer desfavorável, nos termos do disposto no Artº 78 do Decreto-lei 380/99, de 22 de Setembro, na sua redacção actual”...

Obs.Para os interessados cliquem no título deste post ou visitem:

http://vcabral.blogspot.com/2008/07/assembleia-municipal-adiada.html

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Médico Espanhol está a ser investigado pela ordem dos médicos por ter realizado 234 operações, em seis dias às cataratas, no Hospital do Barreiro!

Pergunta o Fábrica do Sal, então mas não temos problemas de produtividade nacional? Listas de espera? Pessoas a serem operadas em Cuba? Ou será que existem outros interesses que desconhecemos...!? Ah pois é!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

O Barreiro é o Concelho que tem perdido mais habitantes no Distrito de Setúbal!

Os Barreirenses, certamente, não têm orgulho nestes dados do Instituto Nacional de Estatística, em sete(7) anos perdemos 1079 habitantes, contrariamente aos restantes concelhos no nosso Distrito!

O facto das políticas seguidas pela autarquia não convenceu, nem convencem novos habitantes a viver no Barreiro. Tem levado, mesmo a que aqueles que se mantinham, a abandonarem o Concelho, à procura de melhores condições noutras paragens, conhecemos alguns casos que mudaram porque dizem "a Cidade está parada no tempo!"

As políticas no Barreiro têm de mudar, os factos são apresentados e os argumentos utilizados neste executivo não estão a convencer ninguém!

As políticas destes ultimos trinta anos, onde tem imperado o executivo PCP, tem os seus reflexos no Concelho!

Barracas demolidas na Quinta da Mina!

Esta parece uma daquelas cenas de um filme já visto! Quanto tempo vamos esperar para nascerem novas barracas?

Alguém quer comentar esta afirmação do Presidente da Câmara do Barreiro:

“se está a cumprir uma promessa eleitoral”

O bairro Quinta da Mina foi adquirido no âmbito do programa PER em 1997.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Divulgação

A nossa sugestão.

DIA 26 DE JULHO JANTAR DE GALA E ESPECTÁCULO Santo Antonio da Charneca - Barreiro.
LENITA GENTIL no restaurante Manuela Borges, comemora 40 anos de carreira.

Isto não nos fará pensar?

O que vivemos no país serve de alento para nos consolarmos e meditarmos porque somos cada vez mais o país que se encontra na "cauda da Europa" no que respeita à POBREZA, DESEMPREGO, DESIGUALDADES SOCIAIS, PRECARIEDADE,etc.

Estes alguns dos exemplos que mais nos afectam quotidianamente, mais podiamos referenciar, mas não o vamos fazer para não criar um colapso de identidades e ideologias neste espaço Barreirense.

domingo, 13 de julho de 2008

Não é que os homens têm razão!


A restante oposição fica de braços cruzados?
Não pode ser!

sábado, 12 de julho de 2008

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Porque foi o silêncio da Câmara do Barreiro em relação à demolição da estação do Barreiro A ? Afinal havia interesses ocultos $$$$$!

Quando anteriormente, aqui publicámos um artigo, sobre o silêncio do executivo camarário, em relação à demolição deste edifício, tinhamos toda a razão para o fazer, pois por detrás do silêncio existiam motivos para tal!
O silêncio é de ouro!
Aqueles terrenos são muito importantes para os construtores!




Isto é obra!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Muitas obras estão a estender os prazos para que as inaugurações sejam para o final do ano. Porque será?

Estamos a meio do ano 2008, começamos a verificar que as obras não cumprem com os prazos de execução previstos, até porque dá jeito, que sejam inauguradas mais para o final do ano ou mesmo no início do próximo ano.

Já agora quem são os seus autores? Em que ano foram projectadas? Pois bem nos parecia!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Disse o Presidente da CMB “Nós estamos convencidos que tudo foi feito legalmente. Todos os pareceres sobre esta matéria vão neste sentido.”

Foi esta a resposta que o Presidente da Câmara do Barreiro deu, passados cerca de três anos sobre o litígio que existe com os moradores, a um partido da oposição que questionou o Presidente sobre a questão deste posto de abastecimentos de combustíveis, na Quinta dos Gatos - Fidalguinhos na freguesia do Lavradio. Foram tarde, mas ainda a tempo!

Muito bem!

Esta questão do posto de abastecimento de combustiveis que envolve a Câmara do Barreiro, a Esso e o Fabril do Barreiro e que tem como oposição os moradores num litígio em tribunal, o qual por duas vezes foi favorável aos moradores, tem dado muito que falar e garantimos aos nossos leitores que muito mais se escreverá e falará deste assunto.

Estamos a chegar a uma fase em que a CMB está num beco sem saída!

Fazendo um breve resumo sobre esta questão, podemos informar que é um processo do ano 2005, em que os moradores moveram uma acção em tribunal contra estas três entidades com uma providência cautelar que lhes foi favorável e posterirmente confirmada por instância superior, não dando provimento ao recurso da CMB como consta do Acórdão do Tribunal Central Administrativo Sul (podem os leitores constatar nos nossos anteriores posts).

O problema continua porque a CMB entendeu reiniciar as obras, após um periodo de suspensão das mesmas que durou cerca de dois anos, alegando tratar-se de novo procedimento processual.

Neste momento decorre um pedido de execução de sentença a pedido dos moradores que está em fase terminal!

Muito em breve voltaremos a esta questão porque as informações que nos acabaram de chegar deixam a CMB numa situação muito delicada!

Como nós aqui no Fábrica do Sal somos pela transparência e pretendemos dar informação o mais fidedigna possível, aos nossos leitores, voltaremos ao tema muito em breve!

Podemos mesmo adiantar que o próximo post sobre este assunto será bombástico! As declarações do Presidente não nos convencem e verão porquê muito em breve!

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Estamos de acordo com estes mega investimentos ou substitui-los por programas sociais?

Os mega investimentos previstos para o nosso país são uma monstruosidade, falamos em cerca de 40 mil milhões de euros, e fazem com que os mesmos sejam "pagos", em grande parte, por todos nós Portugueses.

Os conhecidos problemas sociais que o país atravessa não serão de resolução prioritária para os Portugueses? Devemos continuar a ter cada vez mais pobres, são cerca de 2 milhões de pobres em Portugal:

Listas de espera nos hospitais, falta de médicos de família, falta de escolas, falta de hospitais, falta de centros médicos, falta de mais e melhor educação, a pobreza e a exclusão social, entre outros mais.

Obs. Link no título deste post